A princípio ser desafiado a pensar que “diverso somos todos” foi algo bem complexo, mas se você partir do princípio de que todos temos nossa história de vida a ser contada e que somos seres únicos, pode ser uma forma de entender que o diverso pode ser analisado de várias maneiras.
Esse foi o ponto de destaque na minha leitura de “Diversos somos todos”, escrito por Reinaldo Bulgarelli, publicado pela Aberje Editorial, nossa parceira no Clube do Livro da Sing Comunicação. O livro está na sua segunda edição, sendo a primeira de 2008, e tem prefácio de Cassio Mecchi, da Netflix.
O autor traz o termo “almificação dos viventes” e não concorda em, num processo seletivo, tirar as informações pessoais dos currículos em análise numa contratação, por exemplo. Segundo Bulgarelli, se queremos contratar diversidade, não vamos contratar a alma daquela pessoa, mas sim toda a sua diversidade e, para isso, precisamos saber mais sobre o indivíduo.
Reinaldo comenta em “a diversidade é o segredo do universo”, um dos capítulos da obra, que somos mais de 8 bilhões de pessoas e cada um de nós é diferente, somos todos diversos, entrando também na questão de os jovens buscarem propósito nas empresas, mas não estarem dispostos a trabalharem com pessoas 40+. E questiona: será que só o meu jeito de me vestir é o correto? Só o meu deus é quem salva? Só o meu jeito de me alimentar é o melhor? “Quanta coisa nessa nossa vida, nós precisamos tornar relativas? Isso nos faz pensar nos valores que permeiam essas relações em um ambiente diverso.”
Mais um ponto que Bulgarelli traz para discussão: “a divergência não é necessariamente destrutiva. Ela pode construir mundos novos. Saber lidar com os conflitos resultantes das diferenças e transformá-los em riqueza é algo fácil de aprender – e é mais interessante do que abafar conflitos.”
E “valorizar a diversidade, portanto é: dar significado, dar sentido e importância às diferenças e às semelhanças que nos caracterizam; considerar a diferença e não a desprezar; ver a diversidade como solução e vantagem; sentir, pensar e agir permeados pela diversidade; tomar decisões com base nesse valor, buscar as diferenças e construir relações sociais inclusivas.”
Para fechar, Reinaldo lembra que “a diversidade trata das muitas características das pessoas, enquanto a inclusão trata do que fazer com tais características, propondo que devem ser consideradas em uma organização. Ou seja, não adianta uma empresa levantar a bandeira da diversidade se não há inclusão nos mais diversos aspectos, seja contratando mulheres, melhor idade, LGBT, necessidades especiais. Diversidade e inclusão precisam caminhar juntas.”
“A diversidade faz sentido para a vida. A diversidade é o segredo da vida.”
“Para a empresa, diversidade não é um tema a mais, mas um jeito de ser e realizar negócios, de se relacionar com todos os públicos, realizando uma gestão dessa diversidade para que efetivamente adicione valor para todos.”
Sinopse: "É notável a evolução que tivemos nas últimas décadas na pauta de diversidade. E não é por acaso. Impulsionado principalmente pela maior conscientização da importância do diverso para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, o tema ganhou abrangência, passou a ocupar novos espaços e vem adquirindo valor, além de estatuto epistêmico. Nessa jornada, muitas pessoas participam de forma efetiva para que esse movimento social cresça a cada dia, compartilhando seus conhecimentos e suas ações em diferentes fóruns e instâncias. Reinaldo Bulgarelli é uma delas. Seus pensamentos, atitudes e ações são exemplos e inspiram todos aqueles que acreditam no valor da diversidade e inclusão. Esta obra, que tenho a honra de prefaciar em sua segunda edição, é mais uma evidência de sua contribuição e certamente alcançará muitas outras pessoas, constituindo-se em uma referência para avançarmos ainda mais nessa jornada repleta de desafios. Estes são tempos que reconhecem na diversidade, na equidade e na inclusão fatores essenciais para as empresas e a sociedade. Estamos falando de pilares fundamentais relacionados aos valores humanos, e índices de sustentabilidade em seu sentido mais amplo, agregados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Espero que você aproveite o conteúdo deste livro e que ele contribua, como tem feito há mais de uma década, para valorizarmos a pluralidade e o nosso papel na sociedade, como cidadãs e cidadãos comprometidos com o respeito e o bem comum. Boa leitura!"
Sobre o autor: Reinaldo Bulgarelli é educador e consultor de diversidade com foco em grandes organizações e sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação. Foi um dos criadores e é secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBT. Atuando desde 1978 na área social, sobretudo com direitos humanos, em 1985 ajudou a fundar o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua. Em 2002 foi indicado ao Prêmio Nacional de Direitos Humanos por sua atuação na área da infância e adolescência. Em 2007 recebeu o Prêmio África-Brasil pela realização de ações afirmativas no campo de relações raciais e diversidade.
“Diverso somos todos – Valorização, promoção e gestão da diversidade nas organizações”, escrito por Reinaldo Bugarelli, tem 304 páginas e está à venda nas plataformas de e-commerce. Publicado pela Aberje Editorial, é parte do acervo para todos os associados e está à venda no site da Associação.
Janaína Leme
25/09/2024