Brasil é o primeiro país da América Latina a entrar no programa NVIDIA AI Nation

Projeto consiste em soluções tecnológicas para futuro sustentável e com projetos educacionais em alta escala para os mais diversos setores da sociedade

A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA-UFG), é a primeira a receber o programa NVIDIA AI Nation no Brasil. Já reconhecida pelo primeiro Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) no Brasil, a parceria entre a NVIDIA, pioneira em computação acelerada, e a universidade traz como proposta a colaboração para enfrentar o crescimento de computação acelerada no país, trabalhando juntos para expandir o acesso à capacidade de processamento para a indústria e o meio acadêmico. 

Isso consiste na colaboração para apoiar pesquisadores locais, comunidades de desenvolvedores e empreendedores de Inteligência Artificial (IA) para entender como a computação acelerada por GPU pode ajudá-los a treinar, implantar e incorporar modelos de IA da nuvem. 

Por meio do NVIDIA AI Nation, a IA pode ser usada como um motor para crescimento econômico, protetor da saúde pública e como ferramenta para melhorar e expandir os serviços aos cidadãos. 

Além disso, a proposta inclui identificar oportunidades para suportar as iniciativas de assistência humanitária, resposta a desastres e ação climática do Brasil, como previsão e resposta a desastres naturais, reconhecendo a urgência de monitorar e mitigar o impacto das mudanças climáticas nas cidades, recursos naturais, infraestrutura e economia. 

“Estabelecer esta parceria inédita com a NVIDIA é um passo muito importante para colocar o Brasil em uma posição competitiva na corrida global promovida pelos avanços em Inteligência Artificial. Para nós do CEIA, esta parceria é um reconhecimento muito importante do trabalho realizado ao longo dos anos que nos coloca em igualdade de condições com movimentos em outros países”, afirma Telma Soares, Diretora executiva do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás.

Segundo o professor Anderson Soares, coordenador científico do CEIA-UFG, a parceria irá contribuir com todos os atores do ecossistema de inovação, sejam eles do setor público, privado ou do terceiro setor, com destaque à aceleração de startups de base tecnológica.  

“O programa AI Nation é um importante passo para a NVIDIA se conectar com os governos e políticas públicas para aprimorar a vida de cidadãos do Brasil e de todo o mundo. A computação acelerada, IA e soluções direcionadas para áreas como transporte, saúde, segurança e cidades inteligentes têm muito a acrescentar na sociedade”, afirma Marcio Aguiar, Diretor da divisão Enterprise na NVIDIA na América Latina. “O programa coloca o mercado brasileiro em pé de igualdade com as grandes potências tecnológicas do mundo.” 

Desenvolvimento local com NVIDIA AI Nation 

AI Nation é uma iniciativa global para ajudar líderes de nações do mundo inteiro a entenderem as suas políticas e planos nacionais para IA. E para ajudar eles a entenderem o que é computação acelerada e como isso pode ser aplicado em missões individuais nos ministérios, como o Ministério do Transporte, da Saúde ou da Ciência. 

Ao combinar a plataforma de computação acelerada por GPU da NVIDIA com programas que suportam ecossistemas de IA e capacitação, a NVIDIA ajuda governos a implementar estratégias nacionais de IA. 

Isso se aplica nos setores público e privado, capacitando cidadãos, cientistas de dados, pesquisadores, líderes empresariais, empreendedores e estudantes a realizarem seu potencial na era digital. A NVIDIA ajuda ministérios em todo o espectro, da saúde à agricultura, a adotar soluções inteligentes, aproveitando totalmente a ciência de dados, IA e sistemas autônomos para avançar em sua missão pública. 

“A NVIDIA estabelece parcerias com universidades e centros educacionais do mundo todo, e não é diferente no Brasil. Acreditamos que a capacitação profissional é muito importante para o desenvolvimento tecnológico, e isso impacta diretamente, e de forma positiva, a vida de todos”, afirma Marcio Aguiar. 

A NVIDIA conta com uma série de parceiros importantes para desenvolver o AI Nation. Entre eles estão empresas como Cisco, Google, IBM, Lenovo, Dell, Azure, HP e AWS. Além disso, a empresa investe diretamente na expertise e educação com programas como NVIDIA AI Lab, direcionado para universidades, e o Deep Learning Institute (DLI), que treina pessoas para as profissões que o setor está criando. 

As soluções para a indústria combinam as tecnologias da NVIDIA e seu ecossistema para ajudar governos, sociedades e indústrias por meio de quatro pilares: IA para o Transporte; IA para a robótica e manufatura; IA para a área de saúde e IA para cidades inteligentes. 

Sobre a NVIDIA 

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica e iniciou a era da IA moderna. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com ofertas em escala de data center que estão reformulando o setor. Mais informações em: https://nvidianews.nvidia.com/.  

Acesse também: 

Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/  

Facebook: @NVIDIABrasil 

Twitter: @NVIDIABrasil 

YouTube: NVIDIA Latinoamérica 

Sobre o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA-UFG) 

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi lançado em 2019 a partir de uma política pública da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) no formato de tríplice hélice (academia, governo e empresas). O CEIA promove diversas ações sociais dentre elas, o apoio e a promoção da Olimpíada Brasileira de Robótica para o ensino básico, a formação de professores para o uso e disseminação de ferramentas para inclusão digital bem como o desenvolvimento de soluções digitais junto ao setor público que beneficiem a sociedade em geral. O CEIA também é uma unidade Embrapii (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), organização social qualificada pelo Poder Público Federal, no tema de Inteligência Artificial e possui contratos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) com 45 empresas privadas (sendo três delas estrangeiras) e 4 órgãos públicos. O CEI gere cerca de 60 milhões de reais em projetos de inovação e 320 pesquisadores de Inteligência Artificial. O CEIA atua em diversas áreas econômicas tais como saúde, energia, logística, indústria, agronegócio, finanças e veículos autônomos, sempre utilizando ferramentas de Inteligência Artificial para concepção de produtos inovadores e promovendo a partir dos projetos a formação e capacitação de alunos em nível de graduação, mestrado e doutorado. 

Canais do CEIA: 

https://www.instagram.com/ceiaufg/ 

https://www.facebook.com/centrodeia 

https://www.linkedin.com/company/inteligencia-artificial-deep-learning-brasil 

 

Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

21/09/2022


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.