A partir da combinação tecnológica de Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e Robotic Process Automation (RPA), objetivo da companhia é apoiar grande parte dos processos administrativos nas organizações, desde melhorar a produtividade das equipes até aprimorar a experiência do cliente por meios de assistentes virtuais
Com o aumento contínuo na demanda por serviços mais integrados e eficientes, as empresas precisam contar com uma infraestrutura tecnológica robusta capaz de suportar com agilidade todos os seus processos, do atendimento ao cliente até o suporte de back-office. Uma destas opções vem sendo a hiperautomação, que, dentre os benefícios, permite às companhias automatizarem demandas, até então manuais, a partir da combinação de automação robótica de processos (RPA – de Robotic Process Automation, em inglês), Machine Learning, Inteligência Artificial (IA) e assistentes virtuais.
Na Certsys, empresa especializada em Transformação Digital e inovação, a entrega de projetos de hiperautomação teve um aumento de 23% no quadro geral de vendas do primeiro semestre de 2021 da companhia, em comparação ao ano passado. Consequência dos recentes trabalhos de implementação de assistentes virtuais que fez para organizações atuantes nos setores de varejo, Telecom e seguros, que aderiram à tecnologia com o intuito de aprimorar o relacionamento com os clientes.
A opção se dá principalmente pelo fato da hiperautomação escalar programas para realizar tarefas complexas pela metade do tempo e de forma automatizada. Uma vez que as máquinas são capazes de trabalhar 24 horas por dia, aumentando a produtividade de toda a empresa. A alta tendência é refletida nos números divulgados pelo Gartner, que apontam que o mercado mundial de software para hiperautomação atingirá US$ 600 bilhões até 2022. Esse dado é 23% maior que os US$ 481,6 bilhões alcançados em 2020 e 12% acima da projeção de US$ 532,4 bilhões para este ano.
“Geralmente, processos rotineiros podem consumir cerca de 60% do tempo dos funcionários das empresas. Com a hiperautomação, tarefas demoradas e repetitivas antes feitas pelas pessoas são agora desempenhadas por robôs, aumentando a produtividade e escalabilidade do negócio. Essa mudança permite que os colaboradores possam se dedicar a atividades mais relevantes e voltadas para finalidades específicas do negócio. Esse é um dos motivos pelo aumento de clientes em nossa unidade dedicada a soluções de hiperautomação”, explica João Teixeira, Chief Growth Officer da Certsys.
O executivo ainda diz que é possível economizar recursos não apenas em mão de obra despendida, que pode ser alocada em serviços que exijam maior intervenção humana, mas também em implementação e atualização. Dessa maneira, todos os processos acontecem de forma ágil, simples e financeiramente sustentável, exponenciando uma nova cultura corporativa. “A mudança traz principalmente um impacto cultural. O objetivo não é apenas automatizar tarefas, mas modernizar processos para ressignificar soluções e satisfazer às atuais demandas dos clientes”, conclui Teixeira.
Hiperautomação na educação
Uma das estratégias da Certsys é levar a hiperautomação para o ecossistema educacional, formado por entidades de ensino tradicional e por edtechs, startups que utilizam da tecnologia como plataforma de ensino e que no último ano registrou um crescimento de 26% no Brasil, segundo mapeamento da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). A estratégia é aproveitar que a pandemia da COVID-19 reforçou o modelo de aprendizado remoto para apoiar o mercado educacional brasileiro na democratização da educação, por meio das soluções digitais desenvolvidas pela companhia.
A meta é apoiar as duas vertentes: incorporar escolas e universidades da economia tradicional na onda da digitalização e evoluir a gestão das edtechs. “Vários processos administrativos do setor educacional podem se beneficiar dos recursos embutidos na hiperautomação, tais como atendimento virtual aos alunos, relatórios internos, estratégias de marketing, serviços financeiros, operações de cobrança, dentre outros suportes”, finaliza Augusto Kiramoto, Chief Operating Officer da Certsys.
Com 14 anos de atuação no mercado de TI, atualmente a Cerstys conta com mais de 250 projetos ativos. O seu portfólio é focado em Transformação Digital com soluções nas áreas de Cloud & Plataform, Data & Analytics, Hyperautomation & CX, Data Protection & Compliance.
Sobre a Certsys
A transformação digital deve ser contínua e baseada em pessoas para gerar resultados efetivos aos negócios. Essa é a premissa da Certsys, que há 14 anos atua como consultora e parceira de estratégia de negócios digitais de grandes empresas dos setores financeiro, governamental, securitário, varejista, industrial, entre outros. Para apoiar na evolução dos negócios das companhias, oferece um portfólio com soluções de parceiros internacionais, além de criações customizadas desenvolvidas por seu laboratório de inovação nas áreas de Cloud & Plataform, Data & Analytics, Hyperautomation & CX, Data Protection & Compliance.. A Certsys atualmente emprega mais de 550 profissionais.
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Sing Comunicação de Resultados
13/09/2021