Com tecnologia exclusiva e Inteligência Artificial Generativa, plataforma brasileira permite experimentar e comprar roupas sem sair de casa

A partir de duas fotos, a plataforma Doris oferece o try-on imersivo em qualquer lugar; processo por IA leva apenas 8 segundos 

Com a operação iniciada em 2023 a plataforma Doris disponibiliza ao consumidor um serviço inédito: um provador virtual para experimentar produtos de forma realista e realizar compras sem sair de casa. A tecnologia, desenvolvida exclusivamente para o recurso, oferece o chamado “experience-commerce”, quando se prioriza a comodidade e conveniência do cliente antes de qualquer estratégia de venda. 

Unindo uma solução inovadora de ponta e a expertise de uma equipe de mais de 40 colaboradores e desenvolvedores, a plataforma apresenta um serviço preciso de leitura das medidas e informações do usuário após o upload das fotos. O próximo passo é a reconstrução do corpo, que mantém o tom de pele do consumidor e a inserção das peças por meio da Inteligência Artificial (IA) Generativa. 

Para Marcos de Moraes, CEO da Doris, a nova tecnologia revoluciona o movimento de compra. “O e-commerce não tinha um impulso ou novidade há muitos anos, era necessária uma revolução. Percebemos que comprar roupa ou qualquer outro produto de forma online trazia a mesma experiência para todos os consumidores, sem nenhum atrativo. Por isso investimos e criamos a Doris, que oferece a possibilidade de provar roupas novas sem sair de casa, apenas acessando o site parceiro. Algo semelhante às lojas presenciais, mas feito totalmente online de forma assertiva”, explica o empresário. 

Para desenvolver a Doris, a equipe contou com uma parceria estratégica entre engenheiros e especialistas em deep learning, - processo de aprendizado de máquina profundo para que o programa interprete os dados de uma maneira mais natural -, que foi utilizado para o desenvolvimento dos principais fundamentos tecnológicos em IA contando com o feedback de pesquisadores de grandes centros de estudo internacionais. A tecnologia desenvolvida e a precisão que ela entrega na hora da escolha, também impulsionam a taxa de conversão das compras online, o que resulta em segurança ao comprar em ambiente digital. 

Foram utilizadas 12 unidades de processamento gráfico (GPUs) NVIDIA V100, com suporte a CUDA, durante quatro meses, para os treinamentos das redes neurais dessa tecnologia. Com acesso realizado totalmente em nuvem, a NVIDIA V100 oferece um desempenho de até 32 unidades central de processamento (CPU) em uma única GPU. 

A plataforma utiliza inteligência artificial (IA) generativa, alimentada pelo processo de Deep Learning, para gerar imagens com 96% de precisão em apenas 08 segundos. "Com a Doris, as provas virtuais agora são rápidas, convenientes, fáceis e sem surpresas desagradáveis sobre o caimento da roupa", disse Eduardo Kuramoto, CIO da companhia. 

O benefício também é estimado aos lojistas, além da possibilidade de aumento no ticket médio da compra, a tecnologia de Doris também vai reduzir de forma expressiva o volume de trocas de produtos.  “A plataforma é capaz de gerar com precisão peças de vestuário para os consumidores, permitindo que comprem com maior confiança, sem causar dúvidas e, portanto, sem trocas por causa do tamanho”, acrescenta Eduardo. 

NVIDIA Inception 

O desenvolvimento e a aplicação da plataforma Doris contou também com o apoio do programa de aceleração de startups, NVIDIA Inception, oferecido pela empresa que redefiniu a computação gráfica moderna, computação de alto desempenho e Inteligência Artificial (IA), a NVIDIA. Por meio do programa, a empresa teve acesso a consultoria de deep learning, auxílio para a escolha de quais GPUs utilizar nos ambientes de treinamento e produção, além de créditos para o uso de GPUs em nuvem. 

Sendo projetado para auxiliar as startups, por meio do acesso à tecnologia qualificada, conhecimento e suporte, o programa conta com mais de 12 mil startups em todo mundo e pouco mais de 500 na América Latina, incluindo a Doris, que já participa do Inception há cerca de um ano. 

“Por meio da tecnologia avançada, essa ferramenta inovadora proporcionará mais agilidade para os consumidores. Ficamos satisfeitos em contribuir com a inovação no Brasil por meio do programa NVIDIA Inception, que oferece suporte tecnológico e as ferramentas necessárias para potencializar os resultados, como com a Doris”, ressalta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina. 

Disponível para o varejo 

A expectativa é que Doris seja um marco para o e-commerce e alavanque as vendas de forma expressiva. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro tem a expectativa de faturar 200 bilhões de reais até 2024, um mercado que permanece o mesmo há décadas, mesmo após a ascensão da compra via dispositivos móveis. 

Para que o comércio integre a plataforma em suas lojas, é preciso disponibilizar uma foto da roupa em uso ou em repouso para que seja digitalizada por meio da IA. O programa detecta automaticamente as medidas e fornece o caimento da peça aos diferentes tamanhos, tons de pele e variações. 

Segundo os desenvolvedores, o próximo passo de Doris é dispor da experiência de combinar roupas do site juntamente com as de casa, no guarda-roupa do consumidor, proporcionando possibilidades infinitas de combinações, unindo o real e o digital. Doris está disponível no site das lojas Reserva e Zapalla. Para iniciar a experiência, acesse o site por um dispositivo móvel e clique no Widget “Vista em você”.  

Sobre a Doris 

Doris é uma plataforma brasileira criada para facilitar a vida do consumidor, trazendo ao mercado um provador virtual que possibilita a troca de roupas em seu próprio corpo, onde e quando quiser, sem precisar sair de casa ou remover peças, tudo em um ambiente online otimizado via inteligência artificial generativa. Com desenvolvedores espalhados por diversos países, a Doris possibilita experiências virtuais imersivas de try-on que agregam valor ao varejo, unindo o mundo físico ao digital. Diga adeus ao e-commerce, e boas vindas ao experience-commerce. Para mais informações, acesse: https://www.doris.mobi 

Atendimento à imprensa - In Press Porter Novelli 

doris@inpresspni.com.br  

Sobre a NVIDIA 

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://blog.nvidia.com.br/

Acesse também: 

Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/  

Facebook: @NVIDIABrasil 

Twitter: @NVIDIABrasil 

YouTube: NVIDIA Latinoamérica   

 

Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

nvidia@singcomunica.com.br

28/08/2023


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.