*Por Rubia Coimbra
Agora, mais do que nunca, os dados tornaram-se críticos para as organizações. Tanto que agora impulsiona a tomada de decisões, a inovação e a vantagem competitiva. Vivemos na era da informação, onde a recolha, análise e utilização adequada destes ativos são essenciais para o sucesso de qualquer organização. No entanto, o que torna esta informação tão essencial?
A resposta está na sua capacidade de transformar grandes volumes de dados brutos em insights valiosos, possibilitando que as instituições operem com mais inteligência, eficiência e precisão. Ao utilizar ativos para testar ideias antes de grandes investimentos, por exemplo, as empresas podem experimentar, com riscos reduzidos, novos produtos, mercados ou processos. Dessa forma, em vez de confiar apenas na intuição, elas adotam uma abordagem mais orientada para identificar tendências, prever desafios e explorar novas oportunidades.
Ao analisar propensões de consumo e comportamento de clientes, uma companhia também pode ajustar sua estratégia de vendas, otimizar campanhas de marketing e até mesmo redefinir sua abordagem de crescimento para atender a demandas futuras. Nesse contexto, os dados são uma base para a construção de decisões estratégicas sólidas.
Além disso, em tempos de crise ou mudanças abruptas, as empresas que utilizam informações precisas para embasar suas decisões são mais resilientes. Elas conseguem se adaptar rapidamente a novas condições de mercado, responder a instabilidades e até antecipar problemas. A capacidade de identificar tendências e prever desafios é uma vantagem competitiva poderosa, especialmente em um cenário de incerteza global.
Outro aspecto fundamental dos dados é o fortalecimento da cultura de transparência nas organizações. Decisões orientadas por informações direcionadas promovem práticas mais claras e permitem que todos os níveis da empresa tenham acesso a conhecimentos consistentes e confiáveis. Esse alinhamento não apenas melhora a governança interna, mas também contribui para iniciativas de ESG, onde a transparência e a responsabilidade são essenciais.
É importante ressaltar que as parcerias estratégicas também podem ser incentivadas a partir dos dados. Empresas que prezam por ativos confiáveis podem criar oportunidades de colaboração e inovação em conjunto a parceiros e fornecedores. Essa troca possibilita avanços tecnológicos e comerciais que, de outra forma, seriam difíceis de alcançar individualmente.
Quando falamos de vantagem competitiva, as informações também se tornam um diferencial no mercado. Companhias que as utilizam para personalizar produtos e serviços aumentam a satisfação dos clientes, fortalecem a fidelidade e impulsionam o crescimento a longo prazo. No e-commerce é possível prever padrões de compras e criar ofertas personalizadas, tornando a experiência do consumidor única e diferenciada. Já no setor bancário, podem ser utilizadas para oferecer serviços financeiros sob medida, por exemplo.
Apesar das inúmeras possibilidades que os dados oferecem para as instituições, é importante ressaltar que a conformidade e a segurança devem ser aliadas ao uso dessas informações. Uma tendência das companhias é a migração da nuvem pública para a nuvem privada. De acordo com uma pesquisa do Barclays de 2024, 83% das empresas planejam transferir suas cargas de trabalho para a nuvem privada. Entre os fatores para essa mudança estão a preocupação com a segurança de ativos, regulamentações do setor, além da economia de custo na computação em nuvem.
Essa transferência para private clouds permite que as organizações tenham uma supervisão direta do uso de dados e protocolos de segurança, possibilitando a implantação de medidas de segurança personalizadas. Isso reduz possíveis vulnerabilidades associadas a infraestruturas de nuvem pública. Na área da saúde, por exemplo, manter uma nuvem privada pode fornecer mais segurança contra a violação de elementos sensíveis, enquanto permite uma gestão eficiente das informações.
Empresas que adotam boas práticas de governança de ativos, com sistemas de segurança avançados, ganham a confiança dos consumidores e garantem que suas operações estejam protegidas contra ameaças cibernéticas. Isso deve ser considerado uma prioridade, já que o valor das informações nunca foi tão alto.
Organizações que priorizam a segurança e governança de dados estão mais bem preparadas para lidar com a globalização acelerada, garantindo a continuidade dos negócios em um ambiente cada vez mais digital. O futuro pertence às empresas que conseguem transformar informações, de forma segura, em insights valiosos, criando um ciclo de inovação contínua em um cenário cada vez mais orientado por dados.
*Rubia Coimbra, vice-presidente da Cloudera para a América Latina
Sobre a Cloudera
A Cloudera é a única plataforma híbrida verdadeira para dados, análises e IA, e capacita empresas globais a transformar dados de todos os tipos, em qualquer nuvem pública ou privada, em insights valiosos e confiáveis. Nosso data lakehouse aberto oferece gerenciamento de dados escalável e seguro com análises portáteis nativas da nuvem, permitindo que os clientes tragam modelos de GenAI para seus dados, mantendo a privacidade e garantindo implantações de IA responsáveis e confiáveis. As maiores marcas do mundo em serviços financeiros, seguros, mídia, manufatura e governo confiam na Cloudera para usar seus dados para resolver o impossível - hoje e no futuro.
Site: https://www.cloudera.com/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/cloudera/
Twitter: https://twitter.com/cloudera
Facebook: https://www.facebook.com/cloudera/
Cloudera e marcas associadas são marcas comerciais ou marcas registradas da Cloudera, Inc. Todos os outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.
Informações para a imprensa:
Sing Comunicação de Resultados
05/11/2024