Pequenas mudanças de hábito possuem um grande potencial para ajudar o meio ambiente
No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Consumo Consciente. Data criada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 2009, com o objetivo de chamar atenção da população para os riscos do consumo excessivo. Pensando nisso, a ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – apresenta algumas dicas para conscientizar o consumidor.
Nos últimos anos, tem crescido o interesse dos consumidores por produtos mais sustentáveis. Segundo pesquisa desenvolvida pela Nielsen, 42% dos consumidores brasileiros estão iniciando uma mudança de hábito na forma de consumo, com o intuito de diminuir o impacto negativo ao meio ambiente. Além disso, de acordo com o estudo da Network for Business Sustainabity (NBS), os consumidores estão dispostos a pagar 10% a mais por produtos que sejam socialmente conscientes.
“Essas ações produzem um impacto positivo sobre a sociedade. Criar uma cultura de consumo, que seja mais responsável, é fundamental. Vale destacar que os famosos 5 R’s da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, já fazem parte da mentalidade do consumidor moderno e as empresas que desenvolverem rapidamente a economia circular terão uma forte vantagem competitiva”, declara Sergio de Carvalho Mauricio, presidente executivo da ABREE.
Confira abaixo algumas dicas para começar um consumo mais consciente:
- Compre apenas o necessário: antes de realizar qualquer compra é importante analisar se realmente é mandatório adquirir o item escolhido, assim pode ser evitado compras por impulso e acúmulos de produtos sem uso.
- Procure por empresas/marcas sustentáveis: quando realizar uma compra outro fator relevante é analisar a procedência do produto, por exemplo, como é feito e quais são os componentes utilizados na fabricação, isso vai ajudar entender sobre a vida útil e o processo de reciclagem.
- Realize o descarte ambientalmente correto: Por fim, é fundamental tomar cuidado no pós-consumo. Cada produto se enquadra em um tipo de reciclagem. Portanto, pesquise qual a forma correta de realizar o descarte.
Para dar a destinação ambientalmente adequada para produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos a população pode contar com a ABREE, basta acessar o site (https://abree.org.br/pontos-de-recebimento) e conferir o ponto de recebimento mais próximo.
Informações para a imprensa:
Sing Comunicação de Resultados
14/10/2022