Gestão de Riscos: Saiba quais são os principais riscos e como melhorar a gestão na sua empresa

Dentre os benefícios desse processo, estão a prevenção de perdas financeiras, a continuidade dos negócios e a tomada de decisões assertivas diante de incidentes

Ter um bom planejamento, conhecimento de mercado, além de preparo financeiro são essenciais para administrar uma empresa. No entanto, outro item importante ao gerir um negócio é o mapeamento de riscos, já que qualquer companhia, independentemente do porte, pode enfrentar situações que prejudiquem suas operações. Com o intuito de orientar as empresas sobre o tema, a Daryus Consultoria lista os principais tipos de riscos e como aprimorar a gestão dentro das organizações.

"Há uma série de riscos que podem impactar as atividades de uma companhia, causando interrupções, prejuízos financeiros e até mesmo danos à imagem. Para melhorar as práticas de segurança e mitigar essas possíveis ameaças, existe a norma internacional ISO 31000, que auxilia nesse processo de identificação, avaliação e gerenciamento dos possíveis riscos. É importante saber identificá-los, pois dessa forma será possível criar recursos para garantir a continuidade da empresa", pontua Jeferson D’Addario, CEO do Grupo Daryus, professor e consultor sênior no tema.

De acordo com a Pesquisa de Maturidade do Processo de Gestão de Riscos no Brasil, conduzida pela empresa KPMG em 2022, entre os principais fatores que influenciam a implementação da gestão de riscos estão a melhoria nas práticas de governança corporativa e a visibilidade interna e externa (75%), o desejo de reduzir a exposição ao risco em toda a empresa (71%), a necessidade de atendimento a requisitos regulatórios (51%), a evitação de incidentes éticos e de reputação (34%) e a motivação para melhorar o desempenho corporativo (33%). "A implantação traz diversos benefícios para a organização. Prever os potenciais problemas reduz o custo de ações para corrigir algo que poderia ser evitado, facilita na tomada de decisão e, consequentemente, isso reflete nas relações entre clientes e colaboradores", afirma D’Addario.

A pesquisa também aponta o nível de maturidade por setores. Entre os segmentos classificados com nível maduro de gestão de riscos estão: Transporte, Viagens e Turismo (55%); Serviços Financeiros (52%); Tecnologia da Informação (48%), entre outros. Já os classificados com nível fraco de maturidade são: Construção e Imobiliário (57%), Saúde (50%) e Agronegócio (40%).

Confira alguns dos principais riscos: 

  • Riscos de continuidade de negócios: Envolve a interrupção das atividades da empresa, como a parada de processamento em algum setor, sistemas fora do ar por um longo período, interrupção de links ou da própria sede da companhia. Isso gera impactos financeiros e de imagem, além de prejudicar a operação e a prestação de serviços;
  • Riscos tecnológicos ou de segurança da informação: Estão relacionados à infraestrutura de TI e podem envolver a perda de dados e informações, softwares com licenças expiradas, acessos indevidos e ataques de cibercriminosos;
  • Riscos de saúde e meio ambiente: Podem impactar a integridade e o bem-estar dos colaboradores. Eles podem ocorrer por meio de armazenamento e instalações inadequadas, excesso de trabalho, máquinas e equipamentos sem proteção, entre outros;
  • Riscos de governança e conformidade: Compostos por ameaças relacionadas à corrupção, mentiras, lavagem de dinheiro, falhas ou falta de gestão, espionagem, falta de conformidade legal e regulamentar, violação de leis trabalhistas, contratuais ou tributárias. Podem comprometer as operações e impactar nos resultados da empresa.

Para otimizar a gestão de riscos, é importante ter um planejamento estruturado, com responsabilidades definidas e definição de respostas aos possíveis incidentes. Por ser um processo contínuo, ele deve ser revisado regularmente para se adequar às atualizações do mercado.

Saiba como otimizar a gestão de riscos na sua empresa: 

  1. Estabeleça um comitê de riscos que englobe representantes de todos os setores da organização;
  2. Realize um levantamento abrangente de todos os riscos relacionados ao negócio, identificando potenciais impactos em cada setor;
  3. Defina claramente as responsabilidades e o nível de aceitação de riscos da empresa;
  4. Classifique os riscos, avaliando suas probabilidades, impactos e vulnerabilidades;
  5. Invista em palestras, cursos e treinamentos para capacitar os colaboradores sobre o tema.

O gerenciamento de riscos permite que as empresas estejam preparadas para lidar com as incertezas que envolvem todos os negócios. A implementação desse recurso garante a continuidade da organização, potencializa as oportunidades e melhora o desempenho da companhia.

MBA em Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios

O IDESP - Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista, escola de negócios referência em gestão de risco, cibersegurança, privacidade e continuidade de negócios, oferece em setembro o MBA em Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios, sendo o primeiro que combina as duas disciplinas.

O curso apresenta na prática as melhores técnicas e normas do mercado, além de fornecer uma visão estratégica, tática e operacional sobre o tema.

Para mais informações, acesse: https://idesp.com.br/pos_graduacao/gestao-de-riscos-e-continuidade-de-negocios/

Sobre a Daryus Consultoria

O Grupo Daryus possui mais de 17 anos de atuação no mercado nacional e é referência em consultoria e educação no tema. A Daryus Consultoria atua em Continuidade de Negócios, Gestão de Riscos, Segurança e Privacidade da Informação e Cibersegurança, para empresas nacionais e multinacionais líderes em diversos segmentos. Para mais informações, acesse: https://www.daryus.com.br/consultoria

Sobre o IDESP

O IDESP – Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista, com mais de 17 anos de atuação, trata-se da unidade de negócios de educação, colaboração e conhecimento do Grupo Daryus, que surgiu inicialmente como Daryus Educação. Oferece cursos abertos, EAD, In Company e pós-graduações em parceria com faculdades.

O Instituto já capacitou mais de 30 mil alunos e é pioneiro no Brasil na criação de cursos de pós-graduação e MBA nos temas de Gestão da Segurança da Informação, Forense Digital e Investigação, Cibersegurança, Inteligência de Ameaças Cibernéticas, Gestão de Continuidade de Negócios e Gestão de Riscos e Conformidade. Todas as pós-graduações e MBA são reconhecidos pelo MEC com nota 4. O IDESP possui mais de 70 cursos e parcerias internacionais com institutos renomados e reconhecidos como o EXIN, a IAPP, o DRII, a PECB, Axelos e a PeopleCert.

O Grupo também fomenta e apoia as comunidades de Tecnologia, Inovação, Cibersegurança e Riscos por meio de eventos presenciais e online ao vivo, com o objetivo de compartilhar, colaborar, ouvir e engajar por meio de experiências diferenciadas e marcantes. Para saber mais, visite: https://idesp.com.br/

 

Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

daryus@singcomunica.com.br

24/08/2023


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.