A comunicação em si tem um papel extremamente estratégico em todas as empresas. Como a Sing Comunicação tem uma visão analítica em seu core, compreendemos a importância de personalizar cada mensagem e conectá-la com o público correto. Como comunicadores, estamos à frente das tendências do mercado e necessidades da sociedade atual. Assim, muitas vezes contribuímos com a expansão de valores do cliente ao desenvolver narrativas que sejam ambientalmente sustentáveis e socialmente responsáveis, como a inclusão de minorias e diversidade.
Indo além, a capacidade de gerenciamento da pessoa comunicadora tem sido essencial para o desenvolvimento de uma comunicação organizacional assertiva e eficaz. Isso porque, atualmente, comunicadores necessitam estar preparados para novas demandas das organizações enquanto promovem a conexão da empresa com diferentes públicos. Essa visão fica clara na pesquisa Gestor Comunicador 2023, desenvolvida pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Associação da qual a Sing Comunicação é associada.
Liderança responsável, sustentável e humanizada
A grande responsabilidade de gerenciar as pessoas fica à cargo da pessoa gestora da área em 88% dos casos. Algumas competências e habilidades se destacam como necessidade para resultados assertivos e eficazes, entre elas: comunicação clara e efetiva (58%), capacidade de analisar e tomar decisões (57%), visão estratégica (53%), capacidade de gerenciar conflitos (38%), inteligência emocional (37%), e escuta ativa (37%).
É papel da equipe de gestão realizar mudanças necessárias para que o ambiente de trabalho se torne mais acolhedor e diverso. Entre as relações de trabalho, é necessário estar atento ainda ao cumprimento do código de ética e conduta (77%), da política contra o assédio moral (68%) e da política contra a discriminação (66%).
Para a pessoa liderando a área, há responsabilidades importantes desde o processo de contratação: avaliação dos candidatos (54%) e definição de contratação (72%); planejamento de sucessão (63%) e realização das promoções internas da área (68%), orientação aos novos colaboradores (66%) e promoção da diversidade na área (55%).
Mas as principais responsabilidades desse líder são focadas na gestão de desempenho das pessoas na equipe. Destacando:
- Fornecimento de feedback ao colaborador (81%)
- Avaliações de potencial (77%)
- Avaliações de comportamento (77%)
- Avaliações de competências (73%)
- Alcance dos objetivos individuais (73%)
- Alcance dos resultados (73%)
- Desdobramento dos objetivos de desempenho (58%)
Entre os principais desafios enfrentados em relação à equipe, podemos listar:
Lidar com a percepção do colaborador a respeito das suas oportunidades de crescimento profissional (56%)
- Promover a inovação e a criatividade nas equipes (52%)
- Gerenciar as expectativas salariais da equipe (47%)
- Gerir o desempenho e a produtividade (45%)
- Desenvolver e capacitar os colaboradores (40%)
Habilidade: gestão de recursos
Outro ponto de destaque no estudo é a administração do orçamento em projetos de comunicação. A pessoa responsável pelo acompanhamento e controle do orçamento é a pessoa gestora da área de comunicação (77%). De forma geral, resultados, metas e objetivos estão vinculados aos objetivos estratégicos da empresa em 81% dos casos. A grande maioria (74%) tem metas e objetivos claros definidos, mas 16% afirmaram não ter.
A falta de informações estratégicas e essenciais (26%) e a integração eficiente do processo orçamentário (23%) são os principais desafios enfrentados pelos comunicadores respondentes.
Já entre as competências e habilidades essenciais nesse quesito, observamos: análise de resultados (54%), capacidade de estimar custos e prazos (43%), capacidade de análise crítica (43%), flexibilidade às mudanças e novas situações (38%), e negociação e conhecimento técnico em gestão e análise financeira (21%).
Flexibilidade é o que há
Quando falamos de projetos desenvolvidos pelas áreas de comunicação, alguns desafios enfrentados se tornam populares, entre os que se destacam estão: aumento do escopo do projeto em andamento (45%), saber dizer “não” de forma coerente (35%), prazos e orçamento irreais (29%), falta de clareza de metas e expectativas (28%), lidar com egos e construir equipes (28%), falta de informações estratégicas e relevantes (26%), e administrar conflitos (26%).
Nesse cenário onde a liderança precisa administrar demandas complexas e promover uma gestão humanizada, algumas competências e habilidades se tornam essenciais, como: adaptabilidade (41%), colaboração efetiva (34%), e comunicação eficaz (30%).
Trabalhando no formato de uma agência boutique há mais de 20 anos no mercado e Great Place To Work por cinco anos consecutivos, a Sing Comunicação já é expert na flexibilidade envolvendo projetos diversos, escolhendo canais e formatos mais assertivos de acordo com os objetivos da marca – seja imprensa, influenciadores, comunicação interna, ou redes sociais, por exemplo.
Carolina Garcia
Sing Comunicação