Google e PR B2B: por que a 'atualização de conteúdo útil' do buscador é uma boa novidade 

 O nosso principal objetivo na agência de PR RLYL é ajudar os clientes a se destacarem e a serem notados pelo seu público de uma forma que impulsione os resultados do negócio. Fazemos isso predominantemente por meio de conteúdo. Conteúdo de alta qualidade, impactante e envolvente, que dá voz às marcas de tecnologia B2B. 

Mas garantir que essas vozes sejam ouvidas pelas pessoas certas não é fácil. Na verdade, é muito difícil. Seja por meio de táticas tradicionais de relações públicas ou campanhas de marketing digital, há uma enorme concorrência por tempo de transmissão – principalmente em setores como segurança cibernética e blockchain. 

Isso torna a possibilidade de pesquisa de conteúdo – ou seja, a probabilidade de as pessoas o encontrarem no Google – extremamente importante. Mas sempre acreditei que a capacidade de pesquisa não deveria prejudicar a legibilidade (sinal de muitos 'debates animados' com nossa equipe digital sobre o equilíbrio entre SEO e prosa). O conteúdo de RP e marketing B2B deve ser como qualquer outra forma de conteúdo. Acima de tudo, as assinaturas longas e os artigos sobre liderança inovadora que produzimos devem ser agradáveis de ler. Devem educar e informar. Envolver e emocionar. Provocar algum tipo de reação emocional. 

Isso me leva à atualização mais recente da Pesquisa do Google. 

Uma mãozinha 

O Google lança centenas de atualizações para seu algoritmo de classificação de mecanismo de pesquisa todos os anos, mas a mais recente é particularmente interessante para quem trabalha com relações públicas e criação de conteúdo. A "atualização de conteúdo útil" da Pesquisa Google foi lançada para reprimir o conteúdo de SEO primeiro, projetado para ter um bom desempenho nas classificações de pesquisa, em vez de atender diretamente às necessidades dos leitores humanos. 

Ele incentivará o conteúdo original, útil e voltado para as pessoas para conectar melhor os leitores com informações úteis. Como explica o Google: “Nossos sistemas identificam automaticamente o conteúdo que parece ter pouco valor, baixo valor agregado ou não é particularmente útil para quem faz pesquisas”. 

Trata-se de priorizar as páginas que são tão úteis e relevantes quanto possível, ao mesmo tempo em que penaliza o conteúdo que foi projetado para atrair cliques em vez de informar os leitores. Isso faz parte de um “esforço mais amplo e contínuo para reduzir o conteúdo de baixa qualidade e facilitar a localização de conteúdo que pareça autêntico e útil na Pesquisa”. 

Mas o que isso significa para nós, profissionais de relações públicas e marketing de tecnologia B2B e nossos clientes? 

Colocando o ônus no conteúdo focado nas pessoas 

Resumindo, essa “atualização de conteúdo útil” é uma boa notícia para nosso setor. Isso confirma a direção que o Google vem seguindo nos últimos anos – favorecendo uma estratégia de qualidade e originalidade do conteúdo, em vez de depender da manipulação de palavras-chave e outros truques de SEO. Isso coloca o foco em agregar valor às conversas e demonstrar a verdadeira experiência do setor ao invés de buscar cliques. 

Para nós e nossos clientes, isso significa atender às necessidades e preocupações do público, fornecer soluções para seus maiores desafios de negócios e atender às suas expectativas em cada conteúdo que publicamos. 

Claro, isso não significa que todos podemos esquecer o SEO. PR e SEO ainda estão e sempre estarão intrinsecamente interligados. Mas o objetivo de qualquer agência de RP de tecnologia B2B deve ser ajudar os clientes a contar suas histórias de maneira autêntica e relevante. É isso que vai construir a consciência da marca, a credibilidade e, finalmente, gerar mais leads – é por isso que falamos tanto sobre storytelling corporativo aqui na agência. 

Para conseguir isso, sempre fazemos estas cinco perguntas-chave: 

  1. Quem é o nosso público para este conteúdo? 
  1. Quais são as preocupações comerciais mais urgentes? 
  1. Que desafios procuram resolver? 
  1. Este conteúdo demonstra claramente uma profundidade de conhecimento e experiência? 
  1. O que o leitor irá aprender com este conteúdo? 

Esta não é de maneira alguma uma lista exaustiva. Mas passar por essas perguntas é uma ótima maneira de garantir que você esteja criando um conteúdo impactante e relevante para seu público. E, graças ao Google, esse é exatamente o tipo de conteúdo que eles verão. 

Você precisa de ajuda para criar conteúdo de alta qualidade que diferencie sua marca das demais? Entre em contato com nossa equipe: contato@singcomunica.com.br (Brasil) e content@rlyl.com (para demandas internacionais). 

 

Tradução do conteúdo original  “Google and b2b PR: Why its ‘helpful content update’ hits the mark”, escrito por de Sam Pudwell, para o blog da RLYL, agência parceira da Sing nos Estados Unidos e Europa. 

 

10/01/2023


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