Iluminação natalina: como decorar com responsabilidade ambiental


*Camilla Horizonte 

O Natal é uma das festas mais esperadas do ano, cheia de tradições, como a decoração de árvores e fachadas com luzes. Mas, especialmente nos dias de hoje, há um olhar mais cuidadoso para os impactos ambientais que a iluminação e as decorações natalinas podem provocar.  A boa notícia é que é possível criar um ambiente aconchegante e natalino sem abrir mão da sustentabilidade.   

Uma das maneiras mais simples de tornar a decoração de Natal mais ecológica é escolher luzes de LED. Elas consomem menos energia que outros tipos de lâmpadas, tendo menor impacto no meio ambiente. Além disso, as lâmpadas de LED duram mais, o que significa que seus pisca-piscas terão uma vida útil significativamente maior. Com isso, reduzimos a geração de resíduos e contribuímos para diminuir a demanda por novos recursos naturais na fabricação de lâmpadas.  

Na hora de escolher as luzes para a decoração natalina, também vale a pena prestar atenção na eficiência energética, além de optar por modelos com certificação de qualidade e sustentabilidade, como o selo do Inmetro. Esse assunto nos leva a outra dica: em vez de deixar as luzes acesas a noite toda, usar temporizadores é uma maneira prática e eficiente de economizar energia. Esse dispositivo garante que as luzes acendam apenas quando programadas. E caso as luzes sejam instaladas em áreas externas, há opções com carregamento solar com custo acessível, sendo impermeáveis, brancas ou coloridas, e de fácil instalação.  

Além dos pisca-piscas, os enfeites de Natal também merecem atenção. O uso excessivo de plástico é prejudicial ao meio ambiente, principalmente quando esses itens não possuem reciclabilidade ou têm uma vida útil curta. Uma boa alternativa é elaborar decorações com materiais naturais ou recicláveis. Árvores de Natal feitas de madeira, enfeites de papel reciclado ou até decorações feitas com garrafas PET reutilizadas e latas são ótimas opções, além de mais sustentáveis.  

O descarte correto das decorações como da iluminação de Natal, especialmente lâmpadas e fios de luz, também é essencial para garantir que a decoração seja ambientalmente correta. A maior parte dessas lâmpadas são feitas de materiais que não podem ser descartados no lixo comum. Lâmpadas de LED e outros componentes eletrônicos, por exemplo, podem conter materiais como vidro, metal e circuitos que precisam ser descartados adequadamente. Para isso, busque um centro de reciclagem em seu município e verifique se recebem pisca-piscas. 

Aproveite essa época do ano para conversar com amigos e familiares sobre a importância da sustentabilidade e como pequenos gestos podem gerar grandes impactos. Compartilhe dicas sobre o descarte correto, a escolha das lâmpadas LED e a reutilização de enfeites.  

*Camilla Horizonte – Gerente de Operações e Marketing da Reciclus.   

Sobre a Reciclus     
 
Desde 2017, a Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – atua como entidade gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil. A organização operacionaliza a coleta segura, o transporte e a destinação adequada em parceria com recicladoras e transportadoras homologadas. Comprometida com a construção da Educação Ambiental, concentra esforços na produção e disseminação de conhecimento, especialmente para crianças e jovens. Desde o início de suas operações, foram coletadas mais de 45 milhões de lâmpadas fluorescentes nos mais de 3,8 mil pontos de coleta disponibilizados pela Reciclus.   

 

Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

reciclus@singcomunica.com.br

10/12/2024


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.