Carolina Garcia
De acordo com o estudo “Tendências da Comunicação Organizacional”, realizado pela Aberje, 50% dos respondentes já incorporaram Public Affairs/Relações Governamentais e Institucionais aos processos da área de Comunicação. Além das questões governamentais, destaca-se a importância de construir narrativas personalizadas para cada stakeholder — seja imprensa, influenciadores, comunidades, ONGs, entre outros. Essa personalização demanda inteligência humana para desenvolver estratégias que integrem todos esses grupos, com a sensibilidade necessária para ajustar as mensagens conforme o contexto e o objetivo.
A comunicação integrada exige também uma transformação nos relatórios corporativos, que passam a oferecer uma visão mais abrangente das iniciativas e dos resultados obtidos. Agora, os relatórios incluem desde clippings de imprensa até campanhas comunitárias e interações com governos, criando um panorama mais coeso e alinhado das ações da organização.
Essas mudanças refletem a demanda por estratégias colaborativas, nas quais comunicação e relações institucionais atuam em conjunto para criar um diálogo coerente, ágil e responsivo. Em um mercado cada vez mais exigente em termos de transparência e relevância, essa integração é essencial para o sucesso das organizações no presente e no futuro.
A Sing Comunicação esteve presente no Lab de Comunicação da Aberje, em São Paulo, onde foi discutida a crescente integração entre as áreas de Comunicação e Relações Institucionais e Governamentais. O encontro teve como foco a convergência da área de Public Affairs sob o “guarda-chuva” da Comunicação, explorando como as transformações no mercado têm impulsionado mudanças significativas na maneira como as organizações constroem suas narrativas e interagem com seus stakeholders.
E você, atua com Public Affairs por aí? Se precisar de algo, conte conosco!