*Por Victor Sellmer
A transformação digital se tornou indispensável para a sobrevivência de organizações de todos os setores e tamanhos no mercado acelerado e altamente competitivo atual. Nesse contexto, a maturidade tecnológica das empresas é um indicador crucial de sua capacidade de adaptação a esse processo. Para se ter uma ideia, 98% das MPMEs em transformação digital reconhecem o impacto positivo da tecnologia nos negócios, de acordo com pesquisa da Microsoft. Portanto, é imprescindível uma análise criteriosa da estratégia da companhia para identificar maneiras de acelerar essa jornada.
Mas o que é maturidade digital? Segundo definição do Boston Consulting Group, trata-se da medida da capacidade de determinada organização de criar valor por meio do digital. Em vista disso, os data centers têm uma relação direta e importante com o avanço de uma empresa em sua jornada de evolução digital. Conforme as organizações avançam nessa transformação, a sua infraestrutura de TI também deve evoluir, já que o centro de processamento e armazenamento de dados é o coração por onde passam os incontáveis dados gerados.
E, para avançar nesse processo, é necessário contar não apenas com um bom data center, com tecnologias digitais e profissionais altamente capacitadas. Mas, também, entender que a transformação digital implica em uma mudança cultural. Isso faz com que as equipes sejam desafiadas a questionar constantemente o status quo, experimentarem e se sentirem à vontade para lidar com possíveis falhas – desenvolvendo a capacidade de realizar ajustes ágeis e alcançar o sucesso.
Na prática, a capacidade de alavancar a tecnologia de forma eficaz abrange diversos elementos para que a organização consiga atingir os seus objetivos e permanecer competitiva. Entre eles, podemos citar a estratégia digital, infraestrutura, processos, dados e cultura. Desse modo, é essencial que a empresa seja capaz de usar a tecnologia de forma que impulsione a inovação e simplifique as operações internas, bem como otimize as experiências do cliente, do colaborador e demais partes interessadas.
Nos estágios iniciais dos diferentes níveis de maturidade digital, as empresas estão apenas começando a adotar tecnologias digitais. É a fase em que são enfrentados desafios como falta de habilidades, recursos limitados e resistência à mudança. Entretanto, os benefícios de acelerar a transformação digital nessa fase incluem uma melhor experiência do cliente, maior eficiência e uma vantagem competitiva sobre empresas que ainda não adotaram essas tecnologias.
Já as organizações em um nível intermediário, já adotaram soluções digitais, mas ainda estão trabalhando para integrá-las em suas operações. Os desafios dessa fase incluem o gerenciamento de dados, cibersegurança e a necessidade de uma cultura digital. Por outro lado, há vantagens como uma melhor tomada de decisões, maior produtividade e capacidade de adaptação às mudanças nas condições do mercado.
Por fim, as empresas em um nível avançado são, geralmente, líderes em seus setores e capazes de fornecer uma experiência personalizada e integrada ao cliente. Além disso, elas podem aproveitar a análise de dados para tomar decisões de negócios mais bem informadas e estão constantemente experimentando novas tecnologias para se manterem à frente em seu mercado de atuação.
Mas qual o modelo de data center adequado para cada nível de maturidade digital? De modo geral, é comum contar apenas com soluções em nuvem no estágio inicial. No estágio intermediário, por sua vez, uma estrutura híbrida que combina soluções locais e remotas é bastante recomendada, permitindo o armazenamento de dados confidenciais localmente, enquanto utilizam a escalabilidade e flexibilidade dos centros de dados remotos fornecidos por provedores especializados para outras operações digitais.
Já no estágio avançado, são necessárias estruturas hiperconvergentes, baseadas em nuvem, Colocation ou edge para suportar as suas operações, possibilitando o processamento e a análise rápida de grandes volumes de dados em tempo real.
A cada estágio da maturidade digital surgem desafios e benefícios exclusivos, tornando essencial contar com uma estratégia digital cuidadosa para acelerar esse processo. É cada vez mais evidente que o avanço nessa jornada está diretamente relacionado à disponibilidade de data centers, que devem evoluir ao passo que a empresa evolui, de forma que suporte o crescimento contínuo da infraestrutura digital. Dessa forma, as empresas são inseridas em uma posição privilegiada para se destacarem no mercado.
*Victor Sellmer é Diretor Comercial da ODATA
Sobre a ODATA, uma empresa da Aligned Data Centers
A ODATA, uma empresa da Aligned Data Centers, é uma provedora de data center, que fornece infraestrutura de TI escalável, confiável e flexível nas Américas. A empresa atende às crescentes demandas por energia, espaço e confiabilidade de organizações de vários setores, oferecendo soluções de data center inovadoras e eficientes, desde colocation gerenciado até projetos built-to-suit. Para mais informações, visite https://odatacolocation.com/.
Informações para a imprensa:
Sing Comunicação de Resultados
10/07/2023