NVIDIA anuncia o Isaac GR00T N1, primeiro modelo de base de robôs humanoides aberto do mundo, e frameworks de simulação

Agora disponível, o modelo de base totalmente personalizável traz habilidades e raciocínio generalizados para robôs humanoides; NVIDIA, Google DeepMind e Disney Research colaboram para desenvolver o motor de física Newton de próxima geração de código aberto; novo Omniverse Blueprint para geração de dados sintéticos e aceleração de conjunto de dados de código aberto inicia o ciclo de dados de IA Física

 

SAN JOSE, Califórnia — GTC — 18 de março de 2025 — A NVIDIA anuncia um portfólio de tecnologias para turbinar o desenvolvimento de robôs humanoides, incluindo o NVIDIA Isaac GR00T N1, o primeiro modelo de base aberto e totalmente personalizável do mundo para raciocínio e habilidades humanoides generalizadas. 

 

As outras tecnologias incluem frameworks de simulação e blueprints, como o NVIDIA Isaac GR00T Blueprint, para gerar dados sintéticos, bem como o Newton, um mecanismo de física de código aberto, em desenvolvimento com o Google DeepMind e a Disney Research, criado especificamente para o desenvolvimento de robôs.

 

Disponível agora, o GR00T N1 é o primeiro de uma família de modelos totalmente personalizáveis que a NVIDIA pré-treinará e lançará para desenvolvedores de robótica em todo o mundo, acelerando a transformação dos setores desafiados pela escassez global de mão de obra estimada em mais de 50 milhões de pessoas. 

 

“A era da robótica generalista já chegou”, ressalta Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Com o NVIDIA Isaac GR00T N1 e os novos frameworks de geração de dados e aprendizagem de robôs, os desenvolvedores de robótica em todos os lugares abrirão a próxima fronteira na era da IA.”

 

GR00T N1 promove a comunidade de desenvolvedores humanoides

O modelo de base GR00T N1 possui uma arquitetura de sistema duplo, inspirada em princípios de cognição humana. O “Sistema 1” é um modelo de ação de pensamento rápido, que espelha os reflexos ou a intuição humana. O “Sistema 2” é um modelo de pensamento lento para a tomada de decisões deliberada e metódica. 

 

Impulsionado por um modelo de linguagem visual, o Sistema 2 faz o raciocínio sobre seu ambiente e as instruções que recebeu para planejar ações. O Sistema 1 então traduz esses planos em movimentos contínuos e precisos do robô. O Sistema 1 é treinado com dados de demonstração humana e uma enorme quantidade de dados sintéticos gerados pela plataforma NVIDIA Omniverse™.

 

O GR00T N1 pode generalizar com facilidade tarefas comuns, como segurar, mover objetos com um ou ambos os braços e transferir itens de um braço para outro, ou ainda executar tarefas em várias etapas que exigem um longo contexto e combinações de habilidades gerais. Esses recursos podem ser aplicados em casos de uso, como manuseio, embalagem e inspeção de materiais.

 

Os desenvolvedores e pesquisadores podem pós-treinar o GR00T N1 com dados reais ou sintéticos para seus robôs humanoides ou tarefas específicas. 

 

Em sua palestra do GTC, Huang demonstra que o robô humanoide da 1X executa tarefas de limpeza doméstica de forma autônoma usando uma política pós-treinada criada no GR00T N1.  Os recursos autônomos do robô são o resultado de uma colaboração de treinamento de IA entre a 1X e a NVIDIA

 

“O futuro dos humanoides é sobre adaptabilidade e aprendizagem”, afirma Bernt Børnich, CEO da 1X Technologies. “O modelo GR00T N1 da NVIDIA fornece um grande avanço para a lógica e as habilidades de robôs. Com uma quantidade mínima de dados de pós-treinamento, conseguimos implantar totalmente no NEO Gamma, promovendo nossa missão de criar robôs que não são ferramentas, mas companheiros que podem ajudar os humanos de maneiras significativas e imensuráveis."

 

Entre os principais desenvolvedores adicionais de humanoides do mundo com acesso antecipado ao GR00T N1 estão a Agility Robotics, a Boston Dynamics, a Mentee Robotics e a NEURA Robotics

 

"Os robôs humanoides estão ampliando os limites da robótica e abrindo novas possibilidades para diversas aplicações. Na NVIDIA, estamos colaborando em oferecer um modelo personalizável que impulsiona o desenvolvimento e a inovação nessa tecnologia", afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

 

NVIDIA, Google DeepMind e Disney Research com foco na física

A NVIDIA anuncia uma colaboração com o Google DeepMind e a Disney Research para desenvolver o Newton, um novo mecanismo de física de código aberto que permite que os robôs aprendam a lidar com tarefas complexas com maior precisão.

 

Criado com base no framework NVIDIA Warp, o Newton será otimizado para a aprendizagem de robôs e será compatível com frameworks de simulação, como o MuJoCo do Google DeepMind e o NVIDIA Isaac™ Lab. Além disso, as três empresas planejam permitir que o Newton aproveite o mecanismo de física da Disney.

 

O Google DeepMind e a NVIDIA estão colaborando para desenvolver o MuJoCo-Warp, que deverá acelerar as workloads de machine learning de robótica em mais de 70 vezes e estará disponível para os desenvolvedores por meio da biblioteca de código aberto MJX do Google DeepMind e do Newton. 

 

A Disney Research será uma das primeiras a usar o Newton para promover sua plataforma de personagens robóticos que impulsiona os robôs de entretenimento de última geração, como os expressivos droides BDX inspirados em Star Wars® que se juntaram a Huang no palco em sua palestra na GTC.

 

“Os droides BDX são apenas o começo. Estamos comprometidos em dar vida a mais personagens de maneiras que o mundo ainda não viu, e essa colaboração com a Disney Research, a NVIDIA e o Google DeepMind é uma parte fundamental dessa visão”, pontua Kyle Laughlin, Vice-Presidente Sênior da Walt Disney Imagineering Research & Development. “Essa colaboração nos permitirá criar uma nova geração de personagens robóticos que são mais expressivos e envolventes do que nunca, e se conectam com nossos convidados de uma forma que apenas a Disney consegue fazer.”

 

A NVIDIA e a Disney Research, juntamente com a Intrinsic, anunciaram uma colaboração adicional para criar os pipelines do OpenUSD e as práticas recomendadas para workflows de dados de robótica.

 

Mais dados para promover o pós-treinamento em robótica

Os conjuntos de dados grandes, diversos e de alta qualidade são essenciais para o desenvolvimento de robôs, mas cuja captura é muito dispendiosa. Para humanoides, os dados de demonstração humana do mundo real são limitados pelas 24 horas do dia de uma pessoa. 

 

O NVIDIA Isaac GR00T Blueprint para geração de movimento de manipulação sintética ajuda a enfrentar esse desafio. Criado com base nos modelos fundacionais de mundo do Omniverse e do NVIDIA Cosmos Transfer, o blueprint permite que os desenvolvedores gerem quantidades exponencialmente grandes de dados de movimento sintético para tarefas de manipulação a partir de um pequeno número de demonstrações humanas.

 

Usando os primeiros componentes disponíveis para o blueprint, a NVIDIA foi capaz de gerar 780.000 trajetórias sintéticas, o equivalente a 6500 horas ou nove meses contínuos de dados de demonstração humana, em apenas 11 horas.  Em seguida, combinando os dados sintéticos com dados reais, a NVIDIA melhorou o desempenho do GR00T N1 em 40%, em comparação com o uso apenas de dados reais.

 

Para equipar ainda mais a comunidade de desenvolvedores com dados de treinamento valiosos, a NVIDIA está lançando o conjunto de dados GR00T N1 como parte de um conjunto de dados de IA física de código aberto maior — também anunciado na GTC e agora disponível no Hugging Face .

 

Disponibilidade

Os dados de treinamento e cenários de avaliação de tarefas do NVIDIA GR00T N1 agora estão disponíveis para download no Hugging Face e no GitHub . O NVIDIA Isaac GR00T Blueprint para geração de movimento de manipulação sintética também está disponível como uma demonstração interativa em build.nvidia.com ou para download no GitHub .

 

O supercomputador de IA pessoal NVIDIA DGX Spark, também anunciado hoje na GTC, fornece aos desenvolvedores um sistema pronto para uso para expandir os recursos do GR00T N1 para novos robôs, tarefas e ambientes sem necessidade de programação personalizada extensa.

 

Espera-se que o mecanismo de física Newton esteja disponível ainda este ano.

Saiba mais assistindo à palestra principal do NVIDIA GTC e registre-se para participar das principais sessões do Humanoid Developer Day , incluindo:

Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.

 

Acesse também:

Facebook: @NVIDIABrasil

Twitter: @NVIDIABrasil

YouTube: NVIDIA Latinoamérica

Instagram: @NVIDIABrasil

LinkedIn: @ NVIDIA Brasil

 

Certas declarações neste press release, incluindo, mas não se limitando a, declarações sobre os benefícios, impacto, disponibilidade e desempenho dos produtos, serviços e tecnologias da NVIDIA; colaborações da NVIDIA com terceiros; terceiros adotando ou oferecendo produtos e tecnologias da NVIDIA; e com NVIDIA Isaac GR00T N1 e novas estruturas de geração de dados e aprendizado de robôs, desenvolvedores de robótica em todos os lugares abrindo a próxima fronteira na era da IA são declarações prospectivas que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes das expectativas. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes incluem: condições econômicas globais; nossa dependência de terceiros para fabricar, montar, embalar e testar nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou melhorias em nossos produtos e tecnologias existentes; aceitação de mercado de nossos produtos ou produtos de nossos parceiros; defeitos de design, fabricação ou software; mudanças nas preferências ou demandas do consumidor; mudanças nos padrões e interfaces da indústria; perda inesperada de desempenho de nossos produtos ou tecnologias quando integrados em sistemas; bem como outros fatores detalhados de tempos em tempos nos relatórios mais recentes que a NVIDIA arquiva na Securities and Exchange Commission, ou SEC, incluindo, mas não se limitando a, seu relatório anual no Formulário 10-K e relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. Cópias dos relatórios arquivados na SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis na NVIDIA sem custo. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e falam apenas a partir da data deste documento e, exceto conforme exigido por lei, a NVIDIA se isenta de qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras.

 

Muitos dos produtos e recursos descritos aqui permanecem em vários estágios e serão oferecidos em uma base quando e se disponíveis. As declarações acima não pretendem ser, e não devem ser interpretadas como um compromisso, promessa ou obrigação legal, e o desenvolvimento, lançamento e cronograma de quaisquer recursos ou funcionalidades descritos para nossos produtos estão sujeitos a alterações e permanecem a critério exclusivo da NVIDIA. A NVIDIA não terá nenhuma responsabilidade por falha na entrega ou atraso na entrega de quaisquer produtos, recursos ou funções aqui estabelecidos.

 

© 2025 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo NVIDIA, NVIDIA Omniverse e NVIDIA Isaac são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos EUA e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais das respectivas empresas às quais estão associados. Recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

 

Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

nvidia@singcomunica.com.br

20/03/2025


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.