NVIDIA anuncia o Projeto GR00T, um modelo-base para robôs humanoides, e uma grande atualização para a plataforma de robótica Isaac

 

Plataforma de robótica Isaac agora oferece aos desenvolvedores um novo simulador de treinamento de robôs, o computador para robôs Jetson Thor, modelos-base de IA generativa e bibliotecas de percepção e manipulação aceleradas por CUDA

SAN JOSE, Califórnia — GTC — 19 de março de 2024 — A NVIDIA apresenta o Projeto GR00T, um modelo-base de uso geral para robôs humanoides criado para ir ainda mais longe na sua missão de trazer inovações em robótica e IA incorporada.

Como parte da iniciativa, a empresa também apresenta um novo computador, o Jetson Thor, para robôs humanoides baseados no sistema em um chip (SoC, system-on-a-chip) NVIDIA Thor, bem como atualizações significativas à plataforma de robótica NVIDIA Isaac™, incluindo modelos-base de IA generativa e ferramentas para simulação e infraestrutura de fluxo de trabalho de IA.

“A criação de modelos-base para robôs humanoides em geral é um dos problemas mais empolgantes de se solucionar na IA hoje em dia”, diz Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “As tecnologias capacitadoras estão se unindo para que os principais roboticistas de todo o mundo possam dar saltos gigantescos em direção à robótica geral artificial.”

Os robôs equipados com a GR00T, que significa “Generalist Robot 00 Technology” (Tecnologia 00 Robótica Generalista), serão projetados para compreenderem a linguagem natural e emularem movimentos observando ações humanas – aprendendo rapidamente coordenação, destreza e outras habilidades para navegarem, adaptarem-se e interagirem com o mundo real. Em seu keynote de abertura no GTC, Huang fez demonstrações com alguns desses robôs executando uma variedade de tarefas.

Criado para robôs humanoides

O Jetson Thor foi criado como uma nova plataforma de computação capaz de executar tarefas complexas e de interagir de forma segura e natural com pessoas e máquinas. Ele tem uma arquitetura modular otimizada para desempenho, potência e tamanho.

O SoC inclui uma GPU de próxima geração baseada na arquitetura NVIDIA Blackwell com um mecanismo transformador entregando 800 teraflops de desempenho de IA de ponto flutuante 8 bits para executar modelos multimodais de IA generativa como o GR00T. Com um processador de segurança funcional integrado, um cluster de CPU de alto desempenho e 100 GB de largura de banda Ethernet, ele simplifica os esforços de design e integração significativamente.

A NVIDIA está criando uma plataforma abrangente de IA para as principais empresas de robôs humanoides como a 1X Technologies, Agility Robotics, Apptronik, Boston Dynamics, Figure AI, Fourier Intelligence, Sanctuary AI, Unitree Robotics e XPENG Robotics, entre outras.

“Estamos em um ponto de inflexão na história, com robôs voltados para o ser humano, como o Digit, e prontos para mudar a mão de obra para sempre. A IA moderna vai acelerar o desenvolvimento, abrindo o caminho para robôs, como o Digit, ajudarem as pessoas em todos os aspectos da vida cotidiana”, complementa Jonathan Hurst, cofundador e diretor de robôs da Agility Robotics. “Estamos entusiasmados com a parceria com a NVIDIA para investirmos em computação, ferramentas de simulação, ambientes de machine learning e outras infraestruturas necessárias para transformar em realidade o sonho de os robôs fazerem parte do nosso dia a dia.”

“A IA incorporada não só ajuda a lidar com alguns dos maiores desafios da humanidade, como também a criar inovações que estão além da nossa imaginação atual”, reforça Geordie Rose, cofundador e CEO da Sanctuary AI. “Uma tecnologia com esse grau de importância não deveria ser criada em silos, e é por isso que priorizamos parceiros de longo prazo como a NVIDIA.”

Grandes atualizações para a plataforma Isaac

As ferramentas Isaac que o GR00T utiliza são capazes de criar novos modelos-base para qualquer configuração de robô em qualquer ambiente. Entre essas ferramentas, estão Isaac Lab, para aprendizagem reforçada, e OSMO, um serviço de orquestração de computação.

Os modelos de IA configurados exigem volumes massivos de dados reais e sintéticos. O novo Isaac Lab é uma aplicação acelerada por GPU, leve, otimizada para desempenho baseada no Isaac Sim especificamente para executar milhares de simulações paralelas para aprendizagem de robôs.

"Esses lançamentos representam um marco significativo para o avanço do mercado da tecnologia. Essas inovações não apenas impulsionam a robótica e a inteligência artificial incorporada, mas também abrem novas possibilidades para a transformação de diversos setores, desde a indústria até a saúde e a logística", complementa Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Para escalar as cargas de trabalho de desenvolvimento de robôs pela computação heterogênea, o OSMO coordena a geração de dados, o treinamento de modelos e os fluxos de trabalho de software/hardware no loop em ambientes distribuídos.

A NVIDIA também anunciou o Isaac Manipulator e o Isaac Perceptor – uma coleção de ferramentas, bibliotecas e hardware de referência robóticos previamente treinados.

Isaac Manipulator oferece destreza de última geração e recursos modulares de IA para braços robóticos, com uma coleção robusta de modelos-base e bibliotecas aceleradas por GPU. Ele oferece um aumento de até 80x na velocidade do planejamento de trajetos, e a percepção zero-shot aumenta a eficiência e o rendimento, habilitando os desenvolvedores a automatizarem um número maior de novas tarefas robóticas. Entre os primeiros parceiros de ecossistema, estão a Yaskawa, Universal Robots, uma empresa Teradyne, PickNik Robotics, Solomon, READY Robotics e Franka Robotics.

Isaac Perceptor oferece recursos multicâmera de visão surround 3D, que estão sendo cada vez mais usados em robôs móveis autônomos adotados em operações de manufatura e execução de pedidos para melhorar e eficiência e a segurança dos trabalhadores, bem como para reduzir taxas e custos de erros. A ArcBest, a BYD e a KION Group estão entre os primeiros a adotarem essas ferramentas, buscando novos níveis de autonomia nas operações de manipulação de material e em várias outras.

Os recursos da nova plataforma Isaac deverão estar disponíveis no próximo bimestre. Saiba mais sobre o Projeto GR00T.

 

Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.

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Determinadas declarações neste comunicado à imprensa, incluindo, mas não se limitando a, declarações referentes a: benefícios, impacto, desempenho, recursos e disponibilidade dos produtos, serviços e tecnologias da NVIDIA, incluindo o Projeto GR00T, o sistema em um chip (SoC, system-on-a-chip) NVIDIA Thor, a plataforma de robótica NVIDIA Isaac, incluindo as ferramentas e modelos-base de IA para simulação e infraestrutura de fluxo de trabalho de IA, o NVIDIA Isaac Manipulator, o NVIDIA Isaac Perceptor, o NVIDIA Isaac Lab e o NVIDIA OSMO, habilitando tecnologias para os principais roboticistas em todo o mundo darem saltos gigantescos rumo à robótica geral artificial; os robôs equipados com o GR00T conseguirem compreender linguagem natural e emularem movimentos pela observação das ações humanas e rapidamente aprendendo coordenação, destreza e outras habilidades para navegarem, adaptarem-se e interagirem com o mundo real; a NVIDIA criar uma plataforma abrangente para o crescente ecossistema robótico; a certeza de que a IA moderna acelerará o desenvolvimento, pavimentando o caminho para robôs, como o Digit, ajudarem as pessoas em todos os aspectos da vida diária; e a IA configurada ajudando a lidar com alguns dos maiores desafios que a Humanidade enfrenta, bem como criar inovações que estão atualmente além da nossa imaginação são declarações prospectivas que estão sujeitas a riscos e incerteza que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes das expectativas. Os fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes incluem: condições econômicas globais; a confiança da NVIDIA em terceiros para manufaturarem, montarem, empacotarem e testarem produtos NVIDIA; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias NVIDIA ou melhorias nos já existentes; a aceitação de produtos NVIDIA ou de produtos de parceiros NVIDIA no mercado; defeitos de software, projeto ou manufatura; mudanças nas preferências ou nas demandas do consumidor; mudanças nas interfaces e nos padrões do setor; perda inesperada de desempenho de produtos ou tecnologias NVIDIA quando integrados a sistemas; e outros fatores detalhados regularmente nos relatórios mais atuais apresentados pela NVIDIA à Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio (SEC – Securities and Exchange Commission), incluindo, mas não limitados a, seu relatório anual no Formulário 10-K e os relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. As cópias dos relatórios apresentados à SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis na NVIDIA gratuitamente. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e são baseadas em fatos até esta data, e, salvo por determinação legal, a NVIDIA isenta-se de qualquer obrigação de atualizar tais declarações para refletirem circunstâncias ou eventos futuros.

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Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

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19/03/2024


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