Mais iniciativas ajudam a expandir as oportunidades para soluções baseadas em ARM
A NVIDIA Enterprise anuncia uma série de colaborações que combinam GPUs NVIDIA e software com CPUs ARM® - estendendo os benefícios da arquitetura flexível e com consumo eficiente de energia da ARM às cargas de trabalho de computação do cloud ao edge.
Uma dessas iniciativas é a combinação de instâncias do Amazon EC2 baseadas no AWS Graviton2 com GPUs NVIDIA, apoiando o desenvolvimento de aplicações científicas e de IA com um novo kit de desenvolvedor de HPC, melhorando a análise de vídeos e os recursos de segurança no edge e criando uma série de PCs baseados em ARM com GPUs NVIDIA RTX™.
"A eficiência energética da ARM e o modelo de negócios IP fizeram dela a CPU mais requisitada do mundo", afirma Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “O ecossistema mundial de empresas de tecnologia da ARM está pronto para oferecer produtos baseados na ARM a novos mercados, como os de cloud, supercomputação, PC e sistemas autônomos. Com as novas parcerias anunciadas, estamos dando passos importantes para expandir o ecossistema ARM para além dos sistemas móveis e integrados".
Instâncias do Amazon EC2 baseadas em GPUs NVIDIA e no AWS Graviton2
A NVIDIA e a AWS anunciaram que estão trabalhando em conjunto para implantar instâncias ARM baseadas em GPU aceleradas em cloud. As novas instâncias do Amazon EC2 reunirão processadores AWS Graviton2 e GPUs NVIDIA para oferecer um leque de benefícios, incluindo menor custo, suporte para proporcionar uma experiência melhor de streaming de games e desempenho para cargas de trabalho baseadas na ARM.
Com essas instâncias, os desenvolvedores de jogos poderão oferecer games para Android de modo nativo na AWS e acelerar a renderização e a codificação com GPUs NVIDIA, além de fazer streaming de games em dispositivos móveis sem a necessidade de executar softwares de emulação.
Kit de Desenvolvedor para HPC
A NVIDIA apresenta o Kit de Desenvolvedor para HPC NVIDIA ARM para melhorar a computação científica devido à necessidade cada vez maior de supercomputadores e data centers com eficiência energética. Ele apresenta uma CPU Ampere® Altra®, com 80 núcleos ARM Neoverse que executam até 3,3 GHz; duas GPUs NVIDIA A100, cada uma com 312 teraflops de desempenho de deep learning FP16; e duas DPUs NVIDIA BlueField-2®, que aceleram a rede, o armazenamento e a segurança.
O kit executa o SDK NVIDIA HPC, um conjunto de compiladores, bibliotecas e ferramentas que permitem que engenheiros, cientistas e desenvolvedores criem e migrem aplicações de HPC e IA para um sistema de computação ARM acelerado por GPU.
Desenvolvedores e ISVs (Independent Software Vendors) parceiros podem usar o kit para migrar e validar softwares com facilidade e realizar análises de desempenho. Entre os principais centros de computação que estão utilizando o kit, podemos citar o Oak Ridge National Laboratory, o Los Alamos National Laboratory e a Universidade Stony Brook, nos EUA; o Centro Nacional de Computação de Alto Desempenho, em Taiwan; e o Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia.
Sean Varley, diretor sênior de Soluções da Ampere Computing, conta: "a poderosa combinação de aceleradores NVIDIA de GPU e DPU com processadores Ampere Altra nativos de cloud oferece a nossos clientes desempenho, escalabilidade, instância e densidade do núcleo líderes de mercado, tudo isso com previsibilidade na execução de cargas de trabalho muito exigentes em data center e clouds, como games em cloud, HPC, computação científica, inteligência artificial e rede. O Kit de Desenvolvedor de HPC para ARM da NVIDIA é uma forma fácil de testar esta combinação excepcional para as cargas de trabalho mais desafiadoras".
Os desenvolvedores podem se inscrever ao acesso antecipado ao Kit de Desenvolvedor de HPC, que estará disponível no 3º trimestre de 2021.
A NVIDIA também está colaborando com diretores, cientistas e parceiros de laboratórios para ajudá-los a adaptarem seus softwares para serem executados em CPUs e GPUs NVIDIA com ARM.
Colaborações no Edge e em PCs
A NVIDIA está expandindo sua colaboração com a Marvell para integrar as DPUs OCTEON® com as GPUs para acelerar as aplicações em cloud, corporativas, portadoras e edge. A combinação acelerará cargas de trabalho de IA, como as de otimização de rede e segurança, do edge ao cloud, aumentando o desempenho do sistema e reduzindo a latência.
A plataforma OCTEON DPU da Marvell baseada em ARM tem um longo e comprovado histórico de fornecimento de soluções líderes da indústria para atender às crescentes exigências de segurança, rede e armazenamento dos data centers em cloud", declara Matt Murphy, presidente e CEO da Marvell. "Estamos entusiasmados em expandir nosso relacionamento de vários anos com a NVIDIA para combinar nossas DPUs OCTEON com as GPUs NVIDIA para acelerar a análise de vídeos e as soluções de segurança cibernética para aplicações inovadoras do edge ao cloud".
No setor de PCs, a NVIDIA firmou uma parceria com a MediaTek, uma das maiores fornecedoras do mundo de SoCs baseados em ARM, para criar uma plataforma de referência com suporte para Chromium, Linux e SDKs NVIDIA. A combinação das GPUs NVIDIA RTX com os processadores ARM Cortex® de alto desempenho e eficiência energética proporcionará gráficos realistas com ray tracing e IA de ponta em uma nova série de notebooks.
O CEO da MediaTek, Rick Tsai, afirma: "a MediaTek é a maior fornecedora mundial de chips ARM, usados para alimentar tudo, desde smartphones e Chromebooks a TVs inteligentes. Estamos ansiosos para usar nossa tecnologia e trabalhar com a NVIDIA para levar o poder das GPUs à plataforma ARM PC para jogos, criação de conteúdo e muito mais. A aceleração da GPU será um grande impulso para todo o ecossistema ARM".
Obtenha mais informações sobre o GTC21, que está sendo realizado online de 12 a 16 de abril, e assista a apresentação de abertura de Huang. A inscrição é gratuita.
Suporte adicional a parceiros
A NVIDIA está colaborando neste trabalho com outros parceiros, incluindo a Fujitsu e a SiPearl.
"Nossa colaboração com a NVIDIA e o ecossistema da ARM para acelerar o HPC e a ciência de dados proporcionará aos pesquisadores uma oportunidade de desenvolvimento mais ampla para construir soluções inovadoras para progressos científicos", ressalta Naoki Shinjo, diretor executivo corporativo, vice-presidente sênior e chefe adjunto da Future Society & Technology Unit da Fujitsu Limited.
"A SiPearl está projetando e introduzindo no mercado o processador europeu de alto desempenho e eficiência energética, Rhea, que alimentará os supercomputadores em exaescala da Europa", anuncia Philippe Notton, CEO da SiPearl. “As novas ferramentas e os SDKs da NVIDIA ajudarão os desenvolvedores a criarem aplicações de HPC aceleradas para a ARM, fornecendo aos centros de supercomputação um avançado ecossistema ARM."
Sobre a NVIDIA
Com a invenção da GPU pela NVIDIA (NASDAQ: NVDA), em 1999, redefinimos os gráficos de computadores modernos e revolucionamos a computação paralela. Mais recentemente, o deep learning com base em GPU deu início à inteligência artificial moderna — a próxima era da computação — com a GPU atuando como o cérebro dos computadores, robôs e carros autônomos que podem perceber e compreender o mundo. Saiba mais em http://nvidianews.nvidia.com/
Acesse também:
Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/
Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil
# # #
Algumas declarações neste comunicado à imprensa, incluindo, entre outras, declarações sobre o impacto e os benefícios de colaborações que combinam GPUs e software NVIDIA com CPUs baseadas em ARM, bem como os esforços da NVIDIA para acelerar as aplicações em ARM; o crescente interesse em soluções baseadas em ARM, que vão além das soluções móveis; a crescente demanda por processamento, o que gera uma enorme demanda pelas capacidades computacionais da ARM e a necessidade de mais investimento; a disponibilidade do Kit de Desenvolvedores de HPC para ARM da NVIDIA; e o processador Rhea da SiPearl que alimenta os supercomputadores em exaescala da Europa, são declarações prospectivas que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam significativamente diferentes das expectativas. Entre os fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes estão as condições econômicas globais; nossa dependência de terceiros para fabricar, montar, empacotar e testar nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou melhorias nos já existentes; a aceitação de nossos produtos ou de produtos de nossos parceiros no mercado; defeitos de software, projeto ou fabricação; mudanças nas preferências ou nas demandas do consumidor; mudanças nas interfaces e nos padrões do setor e perda inesperada de desempenho de nossos produtos ou tecnologias quando integrados a sistemas, bem como outros fatores detalhados regularmente nos relatórios mais recentes apresentados pela NVIDIA à Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio (SEC, Securities and Exchange Commission), incluindo, mas não limitado a, seu relatório anual no Formulário 10-K e os relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. As cópias dos relatórios apresentados à SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis na NVIDIA gratuitamente. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e são baseadas em fatos até esta data, e, salvo por determinação legal, a NVIDIA isenta-se de qualquer obrigação de atualizar tais declarações para refletir circunstâncias ou eventos futuros.
© 2021 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo da NVIDIA, BlueField e NVIDIA RTX são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos EUA e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos são marcas comerciais das respectivas empresas às quais são associados.
Informações para a imprensa:
Sing Comunicação de Resultados
12/04/2021