Líderes mundiais em fabricação de computadores como Dell Technologies, HPE, Lenovo, Supermicro, além de provedores de serviços em nuvem AWS, Google Cloud, Microsoft Azure, Oracle Cloud estão criando ofertas baseadas em H100; Disponíveis no mercado a partir do próximo mês
SANTA CLARA, Califórnia — GTC — 21 de setembro de 2022 — A NVIDIA anuncia que a GPU NVIDIA H100 Tensor Core está em plena produção, com parceiros de tecnologia globais planejando para outubro o lançamento da primeira leva de produtos e serviços baseados na revolucionária arquitetura NVIDIA Hopper™.
Revelada em abril, a H100 foi construída com 80 bilhões de transistores e conta com uma série de avanços tecnológicos. Entre eles, estão o poderoso novo Transformer Engine e uma interconexão NVIDIA NVLink® para acelerar os maiores modelos de Inteligência Artificial (IA), como sistemas de recomendação avançados e grandes modelos de linguagem, e impulsionar inovações em campo como IA conversacional e descoberta de medicamentos.
"Hopper é o novo motor de fábricas de IA processando e refinando montanhas de dados para treinar modelos com trilhões de parâmetros que são usados para impulsionar avanços em IA, robótica, saúde e ciências biomédicas baseadas em linguagem", diz Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. "O Transformer Engine da Hopper aumenta o desempenho em até uma ordem de magnitude, colocando a IA e a HPC em larga escala ao alcance de empresas e pesquisadores."
Além da arquitetura Hopper e do Transformer Engine, várias outras inovações importantes impulsionam a GPU H100 para dar o próximo grande salto na plataforma acelerada de data center de computação da NVIDIA, como GPU multi-instância de segunda geração, computação confidencial, NVIDIA NVLink de quarta geração e Instruções DPX.
Uma licença de cinco anos para o pacote de software NVIDIA AI Enterprise agora está incluída na H100 para servidores convencionais. Isso otimiza o desenvolvimento e a implantação de workflows de IA e garante que as organizações tenham acesso aos frameworks e ferramentas de IA necessários para criar chatbots de IA, mecanismos de recomendação, IA de visão e muito mais.
"A arquitetura NVIDIA Hopper é um grande avanço para a computação acelerada e essas novidades trazem ainda mais benefícios para as diversas cargas de trabalho nas empresas e data centers", completa Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
Lançamento global do Hopper
A H100 permite que as empresas reduzam fortemente os custos de implantação de IA proporcionando o mesmo desempenho de IA com 3,5 vezes mais eficiência energética e um custo total de propriedade três vezes menor, ao mesmo tempo que usam cinco vezes menos nós de servidores em relação à geração anterior.
Para clientes que desejam experimentar imediatamente a nova tecnologia, a NVIDIA anunciou que a H100 em servidores Dell PowerEdge agora está disponível no NVIDIA LaunchPad, que fornece laboratórios práticos gratuitos, dando às empresas acesso aos softwares mais atuais de hardware e IA da NVIDIA.
Os clientes também podem começar a encomendar sistemas NVIDIA DGX™ H100, que incluem oito GPUs H100 e oferecem 32 petaflops de desempenho com precisão FP8. O NVIDIA Base Command™ e o software NVIDIA AI Enterprise impulsionam todos os sistemas DGX, permitindo implantações de um único nó em um NVIDIA DGX SuperPOD™ que oferece suporte ao desenvolvimento avançado de IA de grandes modelos de linguagem e outras cargas de trabalho enormes.
Os sistemas com H100 dos principais fabricantes de computadores do mundo devem ser lançados nas próximas semanas, com mais de 50 modelos de servidores no mercado até o final do ano e mais dezenas no primeiro semestre de 2023. Os parceiros que fabricam sistemas incluem Atos, Cisco, Dell Technologies, Fujitsu, GIGABYTE, Hewlett Packard Enterprise, Lenovo e Supermicro.
Além disso, algumas das principais instituições de ensino superior e pesquisa do mundo usarão a H100 para impulsionar seus supercomputadores de última geração. Entre elas, Barcelona Supercomputing Center, Laboratório Nacional de Los Alamos, Swiss National Supercomputing Centre (CSCS), Texas Advanced Computing Center e Universidade de Tsukuba.
H100 chegando ao cloud
Amazon Web Services, Google Cloud, Microsoft Azure e infraestrutura Oracle Cloud serão alguns dos primeiros a implementar instâncias baseadas em H100 no cloud a partir do próximo ano.
"Estamos ansiosos para possibilitar a próxima geração de modelos de IA nas GPUs H100 mais atuais do Microsoft Azure", diz Nidhi Chappell, gerente geral do Azure AI Infrastructure. "Com os avanços na arquitetura Hopper em conjunto com nossos investimentos em supercomputação do Azure AI, poderemos ajudar a acelerar o desenvolvimento de IA em todo o mundo".
"Ao oferecer aos nossos clientes as mais atuais GPUs H100 da NVIDIA para ajudá-los a acelerar suas cargas de trabalho de machine learning e HPC mais complexas", afirma Karan Batta, vice-presidente de gestão de produtos da Oracle Cloud Infrastructure. "Além disso, o uso da próxima geração de GPUs H100 da NVIDIA nos permite suportar nossas exigentes cargas de trabalho internas e ajudar nossos clientes em comum com avanços na área da saúde, veículos autônomos, robótica e IoT."
Suporte à software NVIDIA
A avançada tecnologia Transformer Engine da H100 permite que as empresas desenvolvam rapidamente grandes modelos de linguagem com um nível mais alto de precisão. À medida que esses modelos continuam a crescer em escala, o mesmo ocorre com a complexidade, às vezes, exigindo meses de treinamento.
Para lidar com isso, os principais modelos de linguagem e frameworks de deep learning do mundo estão sendo otimizados na H100, incluindo NVIDIA NeMo Megatron, Microsoft DeepSpeed, Google JAX, PyTorch, TensorFlow e XLA. Esses frameworks combinados com a arquitetura Hopper acelerarão significativamente o desempenho da IA para ajudar a treinar grandes modelos de linguagem em dias ou horas.
Para saber mais sobre a NVIDIA Hopper e H100, assista à apresentação de Huang no GTC.
Sobre a NVIDIA
Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica e iniciou a era da IA moderna. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com ofertas em escala de data center que estão reformulando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.
Acesse também:
Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/
Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil
YouTube: NVIDIA Latinoamérica
Algumas declarações neste press release incluindo, mas não limitado a, declarações sobre: os benefícios, o impacto, as especificações, o desempenho, os recursos e a disponibilidade de nossos produtos e tecnologias, incluindo as GPUs NVIDIA H100 Tensor Core, a arquitetura NVIDIA Hopper, o pacote de softwares NVIDIA AI Enterprise, o NVIDIA LaunchPad, os sistemas NVIDIA DGX H100, o NVIDIA Base Command, o NVIDIA DGX SuperPOD e os Sistemas Certificados pela NVIDIA; uma variedade de fabricantes de computadores líderes do mundo, provedores de serviço em nuvem, instituições de ensino superior e pesquisa, além de grandes estruturas de modelo de linguagem e deep learning que adotam as GPUs H100; o suporte de software para NVIDIA H100; modelos de linguagem grandes continuam a crescer em escala; e o desempenho de grandes modelos de linguagem e frameworks de deep learning combinados com a arquitetura NVIDIA Horizontal são declarações prospectivas que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem ter resultados materialmente diferentes das expectativas. Entre os fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes estão as condições econômicas globais; nossa dependência de terceiros para manufaturar, montar, empacotar e testar nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou melhorias nos já existentes; a aceitação de nossos produtos ou de produtos de nossos parceiros no mercado; defeitos de software, projeto ou manufatura; mudanças nas preferências ou nas demandas do consumidor; mudanças nas interfaces e nos padrões do setor; perda inesperada de desempenho de nossos produtos ou tecnologias quando integrados a sistemas; e outros fatores detalhados regularmente nos relatórios mais atuais apresentados pela NVIDIA à Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio (SEC - Securities and Exchange Commission), incluindo, mas não limitados a, seu relatório anual no Formulário 10-K e os relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. As cópias dos relatórios apresentados à SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis na NVIDIA gratuitamente. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e são baseadas em fatos até esta data, e, salvo por determinação legal, a NVIDIA isenta-se de qualquer obrigação de atualizar tais declarações para refletir circunstâncias ou eventos futuros.
© 2022 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo da NVIDIA, DGX, NVIDIA Base Command, NVIDIA-Certified Systems, NVIDIA DGX SuperPOD, NVIDIA Hopper, e NVLink são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos EUA e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos são marcas comerciais das respectivas empresas às quais eles são associados. Os recursos, os preços, a disponibilidade e as especificações estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.
Informações para a imprensa:
Sing Comunicação de Resultados
21/09/2022