NVIDIA lança grande atualização do Omniverse com IA generativa e OpenUSD

Novas atualizações de plataforma, conexões com Adobe Firefly, OpenUSD para RealityKit e sistemas de geração Ada aceleram fluxos de trabalho 3D interoperáveis e digitalização industrial

LOS ANGELES — SIGGRAPH — 8 de agosto de 2023 — A NVIDIA anuncia um grande lançamento da plataforma NVIDIA Omniverse™, oferecendo novas aplicações e serviços básicos para desenvolvedores e empresas industriais otimizarem e aprimorarem seus pipelines 3D com a estrutura OpenUSD e IA generativa.

A atualização do Omniverse, uma plataforma de software nativa do OpenUSD para conexão, descrição e simulação de ferramentas e aplicações 3D, acelera a criação de mundos virtuais e fluxos de trabalho avançados para digitalização industrial. Cesium, Convai, Move AI, SideFX Houdini e Wonder Dynamics agora estão conectados ao Omniverse via OpenUSD.

Os principais destaques da atualização da plataforma incluem avanços no Omniverse Kit – o mecanismo para desenvolver aplicações e extensões OpenUSD nativos – bem como no aplicações de base NVIDIA Omniverse Audio2Face™ e nos recursos de computação espacial.

“As empresas industriais estão correndo para digitalizarem seus fluxos de trabalho, aumentando a demanda por ecossistemas de software 3D conectados, interoperáveis e habilitados para OpenUSD”, ressalta Rev Lebaredian, vice-presidente de Omniverse e tecnologia de simulação da NVIDIA. “A atualização mais recente do Omniverse permite que os desenvolvedores usem IA generativa por meio do OpenUSD, para aprimorarem suas ferramentas, e permite que as empresas criem simulações em escala mundial maiores e mais complexas como campos de teste digital para suas aplicações industriais.”

Principais melhorias

As atualizações do Omniverse Kit incluem:

  • Nova criação de aplicações modular - O novo Omniverse Kit Extension Registry, um repositório central para acessar, compartilhar e gerenciar extensões do Omniverse, permite que os desenvolvedores ativem e desativem facilmente a funcionalidade em suas aplicações, tornando mais fácil do que nunca criar aplicações personalizadas a partir das 600 principais extensões do Omniverse fornecidas pela NVIDIA.
  • Novos modelos e recursos para desenvolvedores: Novos modelos de aplicações e experiências fornecem, aos desenvolvedores iniciantes no OpenUSD e no Omniverse, um grande ponto de partida com o mínimo de codificação.
  • Maior eficiência e experiência do usuário: Novas otimizações de renderização aproveitam ao máximo os aprimoramentos da arquitetura NVIDIA Ada Lovelace em GPUs NVIDIA RTX™ com tecnologia DLSS 3 totalmente integrada ao Omniverse RTX Renderer, e um novo redutor de ruídos por IA permite rastreamento de caminho 4K em tempo real de grandes cenas industriais.
  • Integração espacial nativa baseada em RTX: As novas ferramentas de desenvolvimento de realidade estendida (XR) permitem que os usuários criem opções de computação espacial de forma nativa em aplicações baseadas em Omniverse, dando aos usuários a flexibilidade para experimentar seus projetos 3D e mundos virtuais como quiserem.

Essas novas atualizações de plataforma são exibidas em aplicações de base do Omniverse, que são aplicações de referência totalmente personalizáveis que criadores, empresas e desenvolvedores podem copiar, expandir ou aprimorar. As aplicações atualizadas incluem:

  • Omniverse USD Composer: Permite que os usuários 3D montem cenas em grande escala baseadas em OpenUSD.
  • Omniverse Audio2Face: Fornece acesso a interfaces de programação de aplicações de IA generativas que criam animações faciais e gestos realistas a partir de apenas um arquivo de áudio e agora inclui suporte multilíngue e um novo modelo básico feminino.

"Por meio da atualização da plataforma NVIDIA Omniverse será possível otimizar fluxos de trabalho, permitindo a criação de ambientes virtuais mais aprimorados. Essa ferramenta permitirá um avanço digital cada vez maior dentro das empresas" pontua Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

OpenUSD expande o ecossistema Omniverse

A NVIDIA também anuncia uma ampla gama de estruturas, recursos e serviços para desenvolvedores e empresas acelerarem a adoção do Universal Scene Description, conhecido como OpenUSD.

Além disso, a empresa anuncia as novas APIs do Omniverse Cloud, criadas pela NVIDIA, para que os desenvolvedores implementem e implantem pipelines e aplicações OpenUSD com mais facilidade. Por exemplo, o ChatUSD é um copiloto de grande modelo de linguagem (LLM) para desenvolvedores que pode responder a perguntas de conhecimento sobre o USD ou gerar scripts de código Python-USD.

Novas conexões Omniverse habilitadas pelo OpenUSD agora estão disponíveis, abrindo mais oportunidades para indústrias dividirem silos de dados em seus complexos pipelines de produção.

Expandindo a colaboração nas iniciativas Adobe Substance 3D, IA generativa e OpenUSD, a Adobe e a NVIDIA anunciam planos para disponibilizar o Adobe Firefly – a família de modelos criativos de IA generativa da Adobe – como APIs no Omniverse, permitindo que desenvolvedores e criadores aprimorem os processos de design.

A Wonder Dynamics está conectada ao Omniverse com o novo suporte de exportação OpenUSD por meio da plataforma AI Wonder Studio, que automaticamente anima, ilumina e compõe personagens gerados por computador em cenas de ação ao vivo. O novo suporte de exportação do OpenUSD permitirá que os artistas gerem e exportem uma cena 3D completa – tudo a partir de uma única câmera de vídeo.

Os modelos de captura de realidade da Luma AI no formato USDZ podem ser prontamente importados para o Omniverse. As ferramentas da empresa de avatares Convai e da empresa de mecanismos de personagens Inworld AI estão conectadas ao Omniverse. Com ferramentas de IA como a Convai, os criadores podem adicionar personagens em seus ambientes de digital twins que podem fornecer informações relevantes sobre o ambiente e os objetos, ser um guia turístico ou ser um robô virtual. O Move AI permite a captura de movimento de câmera única com aplicações Move One, que pode ser usado para gerar animações de personagens 3D, que podem então ser exportadas para o OpenUSD e usadas no Omniverse.

Os usuários do Omniverse agora podem criar conteúdo, experiências e aplicações compatíveis com outras plataformas de computação espacial baseadas em OpenUSD, como ARKit e RealityKit. Além disso, o novo suporte para o padrão aberto OpenXR do Grupo Khronos expande o uso do Omniverse para mais headsets de fabricantes como HTC VIVE, Magic Leap e Varjo.

Os usuários do SideFX Houdini agora também podem carregar o Houdini Digital Assets diretamente na janela de visualização do Omniverse, tornando os fluxos de trabalho conectados baseados em Houdini mais integrados. A extensão Cesium para Omniverse, chamada Cesium for Omniverse, habilita o 3D Tiles, um padrão aberto para streaming de conjuntos de dados geoespaciais massivos em mundos virtuais, incluindo aqueles suportados pelo OpenUSD. CGI.Backgrounds agora tem vários mapas HDRi de ultra-alta definição disponíveis no USD Composer. O Cadence DataCenter Design Software™, agora disponível via Omniverse, ajuda os usuários a verem simulações computacionais de dinâmica de fluidos no contexto completo de seu digital twin. Com a extensão do data center Cadence, os usuários podem planejar, testar e validar o design e as considerações operacionais antes de os implementarem. E a plataforma mundial de digitais twins Blackshark.AI agora está conectada ao Omniverse.

Clientes que usam o Omniverse para digitalização

Os clientes estão usando o Omniverse para tarefas que vão desde simular robôs até treinar modelos de IA e melhorar a animação.

O Boston Dynamics AI Institute está usando o Omniverse para simular robôs e suas interações permitindo o design de novos sistemas de robótica e controle. A Continental, uma das empresas líderes no setor automotivo e na industrialização de sistemas autônomos, está usando o Omniverse em seu negócio de robôs móveis para gerar dados sintéticos fisicamente precisos em escala para treinar modelos de IA de visão computacional e realizar testes de integração de sistemas.

A Volvo Cars fez a transição do digital twin para ser baseado em OpenUSD, usando o Omniverse para criar visualizações imersivas que ajudam os clientes a tomarem decisões de compra online.

A Marks Design, uma agência de experiência e design de marca, está usando Omniverse e OpenUSD para agilizar a colaboração e melhorar os fluxos de trabalho de animação, visualização e renderização.

Novos parceiros e sistemas Omniverse

A NVIDIA está colaborando com fabricantes de sistemas globais para trazer workstations RTX configuradas de forma otimizada para Omniverse a milhões de designers, arquitetos e engenheiros. Os novos sistemas apresentam até quatro GPUs NVIDIA RTX 6000 Ada Generation, juntamente com o software NVIDIA Omniverse Enterprise, para acelerar a construção do mundo com OpenUSD, design colaborativo generativo aprimorado por IA e outras aplicações de digitalização industrial.

Os usuários do Omniverse também podem aproveitar a nova GPU NVIDIA L40S, uma poderosa GPU universal de data center que acelera as cargas de trabalho com uso mais intensivo de gráficos.

Disponibilidade

A versão mais recente do Omniverse agora está disponível na versão beta para download gratuito e, em breve, no Omniverse Enterprise.

Saiba mais sobre o NVIDIA Omniverse e assista à palestra principal na SIGGRAPH apresentada pelo fundador e CEO da empresa, Jensen Huang.

Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://blog.nvidia.com.br/.

Acesse também:

Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/

Facebook: @NVIDIABrasil

Twitter: @NVIDIABrasil

YouTube: NVIDIA Latinoamérica

Certas declarações neste comunicado à imprensa, incluindo, mas não se limitando a, declarações sobre: os benefícios, o impacto, o desempenho, os recursos e a disponibilidade de nossos produtos, serviços e tecnologias, incluindo o NVIDIA Omniverse, o Omniverse Kit, o NVIDIA Omniverse Audio2Face, o NVIDIA Ada Lovelace, as GPUs NVIDIA RTX, o Omniverse USD Composer e a GPU NVIDIA L40S; empresas industriais correndo para digitalizar seus fluxos de trabalho, aumentando a demanda por ecossistemas de software 3D conectados e interoperáveis; o impacto das colaborações do Omniverse da NVIDIA com terceiros; e clientes usando o Omniverse são declarações prospectivas que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes das expectativas. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes incluem: condições econômicas globais; nossa dependência de terceiros para fabricar, montar, empacotar e testar nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou aprimoramentos em nossos produtos e tecnologias existentes; aceitação do mercado de nossos produtos ou dos produtos de nossos parceiros; defeitos de projeto, fabricação ou software; mudanças nas preferências ou demandas dos consumidores; mudanças nos padrões e interfaces do setor; perda inesperada de desempenho de nossos produtos ou tecnologias quando integrados a sistemas; bem como outros fatores detalhados periodicamente nos relatórios mais recentes que a NVIDIA apresenta à Comissão de Valores Mobiliários (SEC), incluindo, entre outros, seu relatório anual no Formulário 10-K e relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. Cópias dos relatórios arquivados na SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis na NVIDIA sem custo. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e se referem apenas à data deste documento e, exceto conforme exigido por lei, a NVIDIA se isenta de qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras.

© 2023 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo NVIDIA, NVIDIA Omniverse, NVIDIA Omniverse Audio2Face e NVIDIA RTX são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos EUA e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais das respectivas empresas às quais estão associados. Recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

 

Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

nvidia@singcomunica.com.br

09/08/2023


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.