Os integradores de sistemas globais aproveitam o desempenho das GPUs NVIDIA RTX Ada e SmartNICs nas workstations laptop e desktop de próxima geração
SANTA CLARA, Califórnia — GTC — 22 de março de 2023 — A NVIDIA apresenta seis novas GPUs com a arquitetura NVIDIA RTX™ Ada Lovelace para laptops e desktops, capacitando criadores, engenheiros e cientistas de dados a atenderem às demandas da nova era da IA, design e metaverso.
Usando as novas GPUs NVIDIA RTX com o NVIDIA Omniverse™, uma plataforma para criarem e operarem aplicações de metaverso, os designers podem simular um conceito antes de o transformarem em realidade, os projetistas podem visualizar uma fábrica inteira antes de ela ser construída, e os engenheiros podem avaliar seus designs em tempo real.
As GPUs para laptops NVIDIA RTX 5000, RTX 4000, RTX 3500, RTX 3000 e RTX 2000 da geração Ada entregam um desempenho revolucionário e até 2x a eficiência da geração anterior, para lidar com os fluxos de trabalho mais exigentes. Para o desktop, a GPU NVIDIA RTX 4000 Small Form Factor (SFF) da geração Ada conta com novos RT Cores, Tensor Cores e CUDA® Cores com memória gráfica de 20 GB para entregar um desempenho incrível em uma GPU compacta.
As mais recentes GPUs NVIDIA RTX da geração Ada oferecem o poder de computação acelerada obrigatório para os fluxos de trabalho de criação de conteúdo, design e IA altamente colaborativos dos dias de hoje. Uma nova geração de workstations desktop que combinam GPUs NVIDIA top-de-linha e redes inteligentes com as mais recentes CPUs Intel pode estimular a inovação para a próxima onda de designs de produtos e edificações, aplicações de IA aumentada e conteúdo de metaverso industrial.
“Executar aplicações que fazem uso intenso de dados, como IA generativa e digital twins em tempo real, no metaverso, requer poder computacional avançado”, diz Bob Pette, vice-presidente de Visualização Profissional da NVIDIA. “Essas novas GPUs NVIDIA RTX oferecem a potência necessária para criadores, designers e engenheiros fazerem seu trabalho onde quer que sejam necessários.”
Clientes suportando as GPUs NVIDIA RTX
Muitos profissionais já estão usando as GPUs NVIDIA RTX para acelerarem seus fluxos de trabalho.
“A General Motors está trabalhando para levar veículos elétricos a mais clientes, mais rapidamente e em mais faixas de preço, e as ferramentas de realidade virtual estão nos permitindo fazer testes e tomarmos decisões em um ritmo mais rápido”, afirma Bryan Styles, diretor de tecnologia imersiva da General Motors. “A fidelidade, as taxas de quadros e o desempenho geral da GPU NVIDIA RTX 6000 Ada Generation formam uma combinação perfeita para a alta demanda que temos em nossos fluxos de trabalho de desenvolvimento de produtos.”
“A GPU NVIDIA RTX 6000 Ada Generation está um passo à frente da nossa pipeline em tempo real e em constante evolução para nossos cineastas”, segundo Raphaël Goudin, supervisor de produção virtual na Versatile Media Ltd. “Ela agrega eficiência, facilidade e, mais importante, poder criativo diretamente na mão dos cineastas.”
“A GPU NVIDIA RTX 6000 Ada Generation é uma revolução que nos permite produzir imagens mais rapidamente e conseguirmos coisas que não eram sequer possíveis”, diz Jon Ferguson, vice-presidente de Design e Construção Virtuais da Layton Construction. “Pela primeira vez, podemos começar a produzir imagens com a pergunta principal sendo ‘o que pode ser útil para essa imagem?’ e não ‘até que ponto nossos computadores vão aguentar?’”
Os laptops com NVIDIA RTX entregam poder criativo para profissionais em qualquer lugar
As novas GPUs NVIDIA para laptops entregam até o dobro do desempenho e eficiência energética em relação à geração anterior de workstations móveis.
As novas GPUs incluem as mais recentes gerações das tecnologias NVIDIA Max-Q e RTX, para oferecerem a maior eficiência energética e gráficos fotorrealísticas, e contam com as tecnologias NVIDIA Studio para criadores. Produtos com as GPUs NVIDIA RTX se beneficiam das otimizações da RTX em mais de 110 aplicações criativas, drivers empresariais NVIDIA RTX, para os mais altos níveis de estabilidade e desempenho nas aplicações criativas, e ferramentas NVIDIA exclusivas alimentadas por IA: Omniverse, Canvas e Broadcast.
Os profissionais usando essas GPUs para laptop podem contar com tecnologias avançadas, como o DLSS 3, para aumentarem as taxas de quadros em até 4x, comparado com a geração anterior, e o NVIDIA Omniverse Enterprise, para colaboração e simulação em tempo real.
“As operações em aplicações de metaverso e digital twins estão sendo fortemente utilizadas pelas indústrias. Para comportar as cargas de trabalho e acelerar o desenvolvimento dos produtos, a NVIDIA contribui com toda essa infraestrutura por meio das GPUs e tecnologias que facilitem a colaboração das empresas”, afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
A NVIDIA RTX 4000 SFF permite desempenho e produtividade maiores
A GPU NVIDIA RTX 4000 SFF oferece um novo nível de desempenho e eficiência para minidesktops, capacitando os artistas, designers e engenheiros que preferem workstations pequenas.
Oferecendo desempenho de renderização e visualização sem precedentes para workstations compactas, a GPU RTX 4000 SFF capacita os usuários a desfrutarem de uma experiência fluída em design auxiliado por computador, design gráfico, análise de dados, aplicações de IA e desenvolvimento de software. Além disso, os integradores de sistemas desenvolvendo soluções especializadas – por exemplo, na assistência médica ou telas de larga escala – podem se beneficiar da combinação de desempenho e tamanho compacto da placa.
“A versátil GPU NVIDIA RTX 4000 SFF Ada Generation oferece, aos usuários da Genetec, aumentos de desempenho de até 80% e capacita-os a decodificarem, visualizarem e analisarem mais fluxos de vídeo”, afirma John Burguer, gerente de Linha de Produto para Dispositivos de Vídeo da Genetec. “Conforme as resoluções das câmeras continuam a subir, exigindo mais recursos para serem decodificadas, a NVIDIA RTX 4000 SFF oferece uma solução ideal, em um formato compacto, para a Genetec e suas parceiras.”
Tecnologia RTX de próxima geração
As novas GPUs para desktop e laptop contam com as mais recentes tecnologias da arquitetura Ada, incluindo:
- CUDA Cores: Até 2x o rendimento do ponto flutuante de precisão única da geração anterior.
- RT Cores de terceira geração: Até 2x o rendimento da geração anterior, com a capacidade de executar simultaneamente ray tracing com recursos de shading ou denoising.
- Tensor Cores de quarta geração: Até 2x mais rapidez no desempenho de treinamento de IA do que a geração anterior, com suporte expandido para o formato de dados FP8.
- DLSS 3: Novos níveis de realismo e interatividade para gráficos em tempo real, multiplicando o desempenho com IA.
- Maior memória de GPU:
- A RTX 4000 SFF oferece 20 GB de memória com largura de banda maior do que a geração anterior. A GPU pode transferir dados de e para sua memória mais rapidamente, resultando em melhorias no desempenho de gráficos, computação e renderização.
- As novas GPUs para laptop NVIDIA RTX Geração Ada oferecem até 16 GB de memória gráfica para lidarem com os maiores modelos, cenas e conjuntos, além de fluxos de trabalho avançados com várias aplicações.
- Recursos de realidade estendida: A GPU RTX 4000 SSF e as novas GPUs para laptop NVIDIA RTX oferecem suporte para alta resolução em dispositivos de realidade aumentada e realidade virtual, além de entregarem os gráficos de alto desempenho exigidos para se experimentarem conteúdos impressionantes em AR, VR e realidade mista.
Disponibilidade
Workstations desktop de próxima geração com GPUs NVIDIA RTX estarão disponíveis a partir deste mês pelos principais parceiros de fabricação de workstations globais, incluindo BOXX, HP Inc. e Lenovo.
As novas GPUs para laptop NVIDIA RTX estarão disponíveis a partir deste mês nas workstations móveis de parceiros de fabricação de workstations globais. A nova GPU NVIDIA RTX 4000 SFF estará disponível dos parceiros de distribuição globais, como Leadtek, PNY e Ryoyo Electro, a partir de abril, e de fabricantes de workstations globais, ainda este ano.
Para saber mais sobre a NVIDIA RTX, assista ao fundador e CEO da NVIDIA Jensen Huang em sua palestra de abertura da GTC 2023. Inscreva-se gratuitamente no GTC para participar de sessões com a NVIDIA e líderes do setor.
Sobre a NVIDIA
Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado na criação do metaverso. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://blog.nvidia.com.br/.
Acesse também:
Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/
Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil
YouTube: NVIDIA Latinoamérica
Determinadas declarações neste comunicado à imprensa, incluindo, mas não se limitando a, declarações referentes a: benefícios, impacto e desempenho das GPUs para laptops e desktops com a arquitetura NVIDIA RTX Ada Lovelace, tecnologias NVIDIA Omniverse, NVIDIA Max-Q e RTX, drivers empresariais NVIDIA RTX, DLSS 3 e NVIDIA Omniverse Enterprise; e a disponibilidade das GPUs para laptop NVIDIA RTX e da GPU NVIDIA RTX 4000 SFF são declarações prospectivas e estão sujeitas aos riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes do que as expectativas. Entre os fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes estão as condições econômicas globais; nossa dependência de terceiros para manufaturar, montar, empacotar e testar nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou melhorias nos já existentes; a aceitação de nossos produtos ou de produtos de nossos parceiros no mercado; defeitos de software, projeto ou manufatura; mudanças nas preferências ou nas demandas do consumidor; mudanças nas interfaces e nos padrões do setor; perda inesperada de desempenho de nossos produtos ou tecnologias quando integrados a sistemas; e outros fatores detalhados regularmente nos relatórios mais atuais apresentados pela NVIDIA à Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio (SEC - Securities and Exchange Commission), incluindo, mas não limitados a, seu relatório anual no Formulário 10-K e os relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. As cópias dos relatórios apresentados à SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis na NVIDIA gratuitamente. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e são baseadas em fatos até esta data, e, salvo por determinação legal, a NVIDIA isenta-se de qualquer obrigação de atualizar tais declarações para refletirem circunstâncias ou eventos futuros.
© 2023 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo NVIDIA, CUDA, NVIDIA Omniverse e NVIDIA RTX são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos EUA e em outros países. MAXQ é a marca comercial registrada da Maxim Integrated Products, Inc. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais das respectivas empresas com as quais estão associadas. Os recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem prévio aviso.
Informações para a imprensa:
Sing Comunicação de Resultados
22/03/2023