Nas dez primeiras posições, empresas de oito setores diferentes demonstram seu firme compromisso com a reputação empresarial; Natura assegura sua posição como líder em reputação, seguida pelo Itaú Unibanco e pela Ambev
A Merco, que realiza monitoramentos corporativos de referência em 16 países da América Latina e Europa, lança no Brasil a décima edição do Ranking de Reputação Corporativa 2023. A Natura lidera pela décima vez consecutiva como a empresa com a melhor reputação do Brasil, seguida pelo Itaú Unibanco na segunda posição e pela Ambev na terceira colocação.
A pesquisa de campo da décima edição do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa foi realizada no Brasil entre abril e dezembro de 2023, composta por mais de 11 mil entrevistas. A partir deste ano, o Ranking Merco Talento também passa a contribuir para a construção da classificação final, o que trouxe mais um importante aspecto de avaliação das empresas.
Victor Olszenski, diretor da Merco Brasil, observa de forma positiva o impacto da diversidade de setores empresariais presentes no Ranking. “As 100 empresas englobam 35 setores diferentes, a começar pelo Top 10 em que temos oito segmentos distintos, o que demonstra que as empresas estão muito atentas à importância da reputação empresarial e seu impacto entre os especialistas e a sociedade. Também a ascensão entre as 100 do Ranking, de 10 novas empresas de 10 setores diferentes, reforça a importância da reputação empresarial entre as prioridades das grandes organizações. Junto a isso, soma-se o suporte que a pesquisa Merco oferece para as companhias que utilizam os resultados obtidos como ferramenta fundamental de gestão e tomada de decisões, e, assim, terem uma participação mais ativa, permitindo entender e avaliar a reputação e seus impactos nos diferentes públicos de relacionamento”, explica o executivo.
Os destaques do Ranking
As 100 empresas do Ranking Merco 2023 representam 35 diferentes setores empresariais, com destaque para o segmento de Alimentos, com oito empresas entre as 100 mais bem colocadas. Nestlé (7º), que retorna ao Top 10, Danone (17º), PepsiCo. (22º), Cacau Show (25º), BRF (38º) e Aurora Alimentos (63º), registram melhora em suas colocações, além de Mondeléz (58º) que volta a integrar o Ranking.
Destaque para o segmento Serviços Financeiros com seis empresas entre as 100 melhores, entre as quais duas fazem parte do Top 10. O Itaú Unibanco assume a segunda posição, seguido pelo Nubank (10º), além de Bradesco (12º), Banco do Brasil (46º), Santander (50º) e Caixa Econômica Federal (67º).
O setor com melhor reconhecimento no Top 10 continua sendo Cosméticos e Perfumaria, com a liderança da Natura e o Grupo Boticário (4º), crescendo três posições no Ranking, seguida de Avon (13º).
Outro segmento que se destaca é o da Indústria Automotiva, em que é possível observar que a Toyota avança para a nona posição, acompanhada pela Honda (36º), Mercedes-Benz (47º), Volkswagen (51º), Volvo(57º) e Stellantis (68º).
O setor de Eletroeletrônicos, além de aumentar para cinco empresas entre as 100 melhores do Ranking geral, com o retorno da Lenovo (75º), obteve crescimento em todas as empresas do segmento: Apple (15º), Samsung (33º), principalmente Bosch (40º), e Motorola (76º).
No setor de Energia, além da recuperação de 35 posições da Petrobrás (37º), houve o ganho da Ipiranga (39º) e Raízen (90º).
No setor de Transportes, as companhias aéreas mostraram boa recuperação retratando o momento pós-pandemia. A Latam subiu 17 posições e ocupa agora a 31ª colocação, seguida pela Azul, subindo 26 posições e ficando na 49ª colocação, enquanto a Gol sobe 14 posições e agora ocupa a 60ª posição.
A metodologia da pesquisa do Merco Reputação Empresarial inclui seis avaliações com 25 diferentes fontes de informação. A seleção parte de uma entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a R$ 200 milhões, que elegem as 10 companhias com a melhor reputação. Para cada empresa escolhida, os respondentes apontam três fortalezas e uma fraqueza entre 6 eixos e 18 variáveis que consideram resultados econômicos e financeiros, qualidade da oferta comercial, talento, ética e responsabilidade corporativa, dimensão internacional e inovação. Esses atributos são utilizados para traçar o perfil de reputação das empresas.
A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos grupos, incluindo população geral, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas da área de economia, catedráticos de universidades, representantes do governo e gestores de mídias sociais, além de sua presença on-line, verificada pelo Merco Digital, por meio do qual é realizada a avaliação dos canais digitais e das mídias sociais das empresas avaliadas. Com a inclusão dos públicos do Ranking de Merco Talento, a partir deste último ano, a Merco também agregou mais dez fontes de informação que consideram a opinião de especialistas, funcionários e estudantes, o que traz mais robustez à análise de reputação empresarial.
Cabe destacar que a metodologia Merco também oferece a possibilidade de estender o levantamento para conhecer outras empresas, mesmo que não estejam entre as 100 primeiras colocadas. Dessa maneira, é possível reconhecer como relevantes as instituições em seus próprios segmentos, fazendo parte dos rankings setoriais.
Na etapa final, também é feita uma avaliação de indicadores objetivos a partir de uma pesquisa respondida pelas próprias empresas. A metodologia completa e o Ranking estão disponíveis em https://www.merco.info/br/ranking-merco-empresas e os rankings setorizados podem ser conferidos em https://www.merco.info/br/ranking-merco-empresas?edicion=2023.
10 anos de Ranking
Na décima edição do Merco Reputação Empresarial no Brasil, é possível observar uma base de dados que possibilita análises e destaques da última década.
Por isso, Lylian Brandão, CEO da Merco no Brasil, lembra de alguns nomes a serem ressaltados na décima edição do levantamento. “Das 10 empresas do Top 10, cinco continuam entre as 10 instituições com melhor reputação do Brasil, o que demonstra a força e a consistência dessas organizações. A liderança continua com a Natura. Itaú Unibanco subiu da 4ª para a 2ª posição, Ambev da 7ª para a 3ª, além da presença de Google e Nestlé”, lembra a executiva. “Entre as Top 100, tivemos uma variação de 40 empresas entre 2013 e 2023, ou seja, 60 empresas seguem reconhecidas como as melhores em reputação, 10 anos depois”, finaliza.
Cabe citar, ainda, que, quanto à variedade de setores no Ranking, são 35, embora existam mudanças de tipos de segmento, outros ganharam relevância, como o setor de Farmácias, Atacado e Restaurantes.
Sobre a Merco
A Merco é a mais completa referência para a avaliação de Reputação Corporativa para a América Latina e avalia a reputação das organizações desde 2.000. Reconhecido como o primeiro monitor auditado do mundo, realiza no Brasil atualmente quatro monitores: Reputação Corporativa; Líderes Empresariais; Merco Digital; Responsabilidade ESG e o Ranking Merco Talento.
Baseando-se em uma metodologia multistakeholder composta por seis avaliações e mais e 25 fontes de informação, a Merco está presente em mais de dezesseis países, fornecendo uma variedade de monitores especializados, cada um adaptado às necessidades únicas de seus clientes.
Site: https://www.merco.info/br/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/mercoranking/
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Ranking das empresas que compõem o Merco Reputação Empresarial em 2023
2022 |
2023 |
EMPRESA |
SETOR |
1 |
1 |
NATURA |
COSMÉTICOS E PERFUMARIA |
3 |
2 |
ITAÚ UNIBANCO |
SERVIÇOS FINANCEIROS |
2 |
3 |
AMBEV |
BEBIDAS |
7 |
4 |
GRUPO BOTICÁRIO |
COSMÉTICOS E PERFUMARIA |
6 |
5 |
MERCADO LIVRE |
COMÉRCIO ELETRÔNICO |
4 |
6 |
|
INDÚSTRIA DIGITAL |
11 |
7 |
NESTLÉ |
ALIMENTOS |
5 |
8 |
MAGAZINE LUIZA |
VAREJO |
10 |
9 |
TOYOTA |
INDÚSTRIA AUTOMOTIVA |
8 |
10 |
NUBANK |
SERVIÇOS FINANCEIROS |
17 |
11 |
HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS |
SERVIÇOS DE SAÚDE |
9 |
12 |
BRADESCO |
SERVIÇOS FINANCEIROS |
15 |
13 |
AVON |
COSMÉTICOS E PERFUMARIA |
12 |
14 |
COCA-COLA |
BEBIDAS |
16 |
15 |
APPLE |
ELETROELETRÔNICOS |
20 |
16 |
PFIZER |
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA |
25 |
17 |
DANONE |
ALIMENTOS |
23 |
18 |
JOHNSON & JOHNSON |
BENS DE CONSUMO |
32 |
19 |
VIVO |
TELECOMUNICAÇÕES |
14 |
20 |
AMAZON |
COMÉRCIO ELETRÔNICO |
33 |
21 |
RENNER |
VAREJO DE MODA |
31 |
22 |
PEPSICO |
ALIMENTOS |
19 |
23 |
ALPARGATAS |
ROUPAS, CALÇADOS E ACESSÓRIOS |
34 |
24 |
GERDAU |
MINERAÇÃO, SIDERURGIA E METALURGIA |
35 |
25 |
CACAU SHOW |
ALIMENTOS |
18 |
26 |
UNILEVER |
BENS DE CONSUMO |
30 |
27 |
MCDONALD´S |
RESTAURANTES |
21 |
28 |
HOSPITAL ALBERT EINSTEIN |
SERVIÇOS DE SAÚDE |
36 |
29 |
P&G |
BENS DE CONSUMO |
13 |
30 |
MICROSOFT |
TECNOLOGIA |
48 |
31 |
LATAM |
TRANSPORTE |
43 |
32 |
LOCALIZA&CO. |
SERVIÇOS DE MOBILIDADE |
40 |
33 |
SAMSUNG |
ELETROELETRÔNICOS |
54 |
34 |
SUZANO |
MADEIRA, PAPEL E CELULOSE |
26 |
35 |
IFOOD |
COMÉRCIO ELETRÔNICO |
27 |
36 |
HONDA |
INDÚSTRIA AUTOMOTIVA |
72 |
37 |
PETROBRAS |
ENERGIA |
50 |
38 |
BRF |
ALIMENTOS |
57 |
39 |
IPIRANGA |
ENERGIA |
80 |
40 |
BOSCH |
ELETROELETRÔNICOS |
87 |
41 |
CARREFOUR |
VAREJO |
38 |
42 |
HEINEKEN |
BEBIDAS |
22 |
43 |
NETFLIX |
ENTRETENIMENTO |
37 |
44 |
BAYER |
CONGLOMERADO |
39 |
45 |
ULTRAFARMA |
FARMÁCIAS |
55 |
46 |
BANCO DO BRASIL |
SERVIÇOS FINANCEIROS |
* |
47 |
MERCEDES BENZ |
INDÚSTRIA AUTOMOTIVA |
78 |
48 |
BUNGE |
AGRONEGÓCIO |
75 |
49 |
AZUL |
TRANSPORTE |
29 |
50 |
SANTANDER |
SERVIÇOS FINANCEIROS |
45 |
51 |
VOLKSWAGEN |
INDÚSTRIA AUTOMOTIVA |
* |
52 |
ASSAÍ ATACADISTA |
ATACADO |
* |
53 |
TRAMONTINA |
BENS DE CONSUMO |
24 |
54 |
NIKE |
ROUPAS, CALÇADOS E ACESSÓRIOS |
42 |
55 |
GPA |
VAREJO |
53 |
56 |
VOTORANTIM |
CONGLOMERADO |
77 |
57 |
VOLVO |
INDÚSTRIA AUTOMOTIVA |
* |
58 |
MONDELĒZ |
ALIMENTOS |
28 |
59 |
PORTO SEGURO |
SEGUROS |
74 |
60 |
GOL |
TRANSPORTE |
68 |
61 |
BASF |
QUÍMICA E PETROQUÍMICA |
60 |
62 |
EMBRAER |
AVIAÇÃO |
73 |
63 |
AURORA ALIMENTOS |
ALIMENTOS |
52 |
64 |
3M |
QUÍMICA E PETROQUÍMICA |
56 |
65 |
HERING |
ROUPAS, CALÇADOS E ACESSÓRIOS |
51 |
66 |
IBM |
TECNOLOGIA |
86 |
67 |
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL |
SERVIÇOS FINANCEIROS |
41 |
68 |
STELLANTIS |
INDÚSTRIA AUTOMOTIVA |
67 |
69 |
RAIA DROGASIL |
FARMÁCIAS |
61 |
70 |
CIELO |
MEIOS DE PAGAMENTO |
65 |
71 |
GE |
CONGLOMERADO |
44 |
72 |
FLEURY |
SERVIÇOS DE SAÚDE |
66 |
73 |
C&A |
VAREJO DE MODA |
76 |
74 |
GLOBO |
COMUNICAÇÕES |
* |
75 |
LENOVO |
ELETROELETRÔNICOS |
64 |
76 |
MOTOROLA |
ELETROELETRÔNICOS |
49 |
77 |
META |
INDÚSTRIA DIGITAL |
83 |
78 |
ELETROBRAS |
ENERGIA ELÉTRICA |
97 |
79 |
COSAN |
CONCLOMERADO |
90 |
80 |
ENGIE BRASIL ENERGIA |
ENERGIA ELÉTRICA |
59 |
81 |
XP INVESTIMENTOS |
FUNDOS DE INVESTIMENTO |
71 |
82 |
KLABIN |
MADEIRA, PAPEL E CELULOSE |
88 |
83 |
TIM |
TELECOMUNICAÇÕES |
* |
84 |
AREZZO&CO. |
ROUPAS, CALÇADOS E ACESSÓRIOS |
99 |
85 |
CARGILL |
AGRONEGÓCIO |
89 |
86 |
VALE |
MINERAÇÃO, SIDERURGIA E METALURGIA |
85 |
87 |
BTG PACTUAL |
FUNDOS DE INVESTIMENTO |
62 |
88 |
JBS |
ALIMENTOS |
93 |
89 |
WEG |
BENS DE CAPITAL |
95 |
90 |
RAÍZEN |
ENERGIA |
84 |
91 |
RIACHUELO |
VAREJO DE MODA |
82 |
92 |
CLARO |
TELECOMUNICAÇÕES |
92 |
93 |
AMIL |
SERVIÇOS DE SAÚDE |
* |
94 |
GRUPO DPSP |
FARMÁCIAS |
* |
95 |
HOSPITAL REDE D'OR SÃO LUIZ |
SERVIÇOS DE SAÚDE |
98 |
96 |
COPEL |
ENERGIA ELÉTRICA |
* |
97 |
SAP |
TECNOLOGIA |
96 |
98 |
RAPPI |
COMÉRCIO ELETRÔNICO |
69 |
99 |
BRASKEM |
QUÍMICA E PETROQUÍMICA |
* |
100 |
GRUPO CB |
CONGLOMERADO |
*não constava no ranking 2022
Informações para a imprensa:
Sing Comunicação de Resultados
14/03/2024