- Receita anual de US$ 22,031 bilhões, crescimento de 5,3% na comparação ano a ano (+7,1% sem interferência da taxa de câmbio)
- Crescimento no ano inteiro liderado pelo segmento de Ciências & Saúde (crescimento de 16,8% na comparação ano a ano) e regiões da Europa (14,6%) e Reino Unido (10,4%) na comparação ano a ano, respectivamente
- Lucro líquido no ano fiscal: US$ 4,541 bilhões, crescimento de 1,1% na comparação ano a ano
- Valor total dos contratos no quarto trimestre: US$ 8,9 bilhões
A Tata Consultancy Services (BSE: 532540, NSE: TCS), empresa líder em soluções de negócios, consultoria e serviços de TI, divulgou seus resultados financeiros consolidados de acordo com os padrões IFRS e IndAS referentes ao trimestre final do ano fiscal encerrado em 31 de março de 2020.
|
Destaques em 2019-20 |
|
Destaques em Q4 do ano fiscal de 2020 |
•
•
• • |
Margem operacional: 24,6%; Margem líquida: 20,6% ● Acréscimo robusto de clientes: Banda +US$ 100M: 49 (+5 na relação ano a ano) Banda + US$ 50M: 105 (+6 na relação ano a ano) Banda + US$ 20M: 240 (+25 na relação ano a ano)
Métricas de funcionários: Acréscimo líquido: 24.179 funcionários Número de funcionários: 448.464 Taxa de retenção em Serviços de TI nos últimos 12 meses: 12,1% Fluxo de caixa livre: US$ 4,54 bilhões Mais de US$ 5,294 bilhões retornado aos acionistas em dividendos |
•
• • |
Receita de US$ 5,444 bilhões, crescimento de 0,9% na relação ano a ano e 3% sem interferência do câmbio Margem operacional: 25,1% Lucro líquido: US$1,096 bilhão; Margem líquida: 20,2% Conversão de caixa: Fluxo de caixa operacional de 109,4% do lucro líquido Dividendos finais por ação (propostos):` 6
|
Comentando o desempenho em Q4, Rajesh Gopinathan, CEO e diretor geral da TCS, afirma que "em meio às turbulências das últimas semanas, nossa prioridade tem sido proteger a saúde e o bem-estar de nossos associados enquanto apoiamos as atividades de missão crítica de nossos clientes mundialmente. A agilidade, a resiliência e a adaptabilidade do nosso modelo operacional foram colocadas à prova e se mostraram mais fortes do que nunca. Isso fortaleceu ainda mais a confiança de nossos clientes na TCS. Muitos deles entraram em contato conosco para expressar gratidão pela forma como nossas equipes foram além para ajudá-los a manter seus negócios funcionando sob circunstâncias muito difíceis. Quero agradecer a todos os TCSers que demonstraram imensa coragem, determinação e engenhosidade, seguindo o verdadeiro espírito da TCS, para tornar isso possível".
O executivo acrescentou que "a pandemia reverteu completamente o momento positivo que começamos a ver em algumas das nossas maiores verticais na primeira metade do trimestre. Do lado positivo, conquistamos uma carteira muito sólida de pedidos no trimestre, sendo a maior de todas desde que começamos a reportar essa métrica. Organizações em todo o mundo estão percebendo a necessidade de resiliência operacional e dos sistemas. Muitos dos grandes contratos que assinamos durante o trimestre abordam exatamente essa demanda. São importantes programas de transformação que exploram o poder da tecnologia para tornar as operações de nossos clientes mais enxutas, rápidas e resilientes".
Para N Ganapathy Subramaniam, diretor executivo e de operações da TCS, "a Covid-19 nos apresentou um desafio operacional de escala, velocidade e complexidade. Embora tenhamos sido pioneiros do Location Independent Agile, mudar um modelo de infraestrutura estabelecido há muito tempo de uma organização de mais de 448 mil funcionários em questão de dias está desafiando os limites da independência da localização e da agilidade. Também foi necessário recalibrar a metodologia de gestão de projetos e a postura de segurança. O resultado foi nossa estrutura Secure Borderless Workspaces, que agora permite que cerca de 90% de nossos associados trabalhem remotamente e com segurança. Apesar dos lockdowns, estou satisfeito em saber que nossos clientes continuam contando com a mesma energia e certeza de entrega da TCS de antes. No geral, conseguimos não apenas manter todos os serviços essenciais de nossos clientes, mas também dar continuidade aos programas de crescimento e transformação. Quanto às métricas operacionais, estou particularmente satisfeito com as robustas métricas dos clientes neste trimestre, com fortes ganhos na maior parte de suas receitas".
De acordo com V Ramakrishnan, diretor financeiro da TCS, "a velocidade com a qual conseguimos migrar de um processo de entrega altamente centralizado para um modelo totalmente distribuído também se deve aos investimentos que temos feito ao longo dos anos para construir um núcleo ágil e resiliente. Digitalizamos praticamente todos os nossos processos e investimos em avançadas infraestruturas e ferramentas de colaboração para apoiar nosso modelo de entrega Ágil independente de localização e nossos Locais de Trabalho Seguros fora da Empresa (SBWS). Nesse período difícil e incerto, nosso sólido balanço patrimonial, a melhor lucratividade da categoria e a resiliência inerente ao nosso modelo de negócios nos colocam em excelente posição para enfrentar os futuros desafios e ganhar participação de mercado".
Destaques de Q4 por segmento
Indústrias: O crescimento da receita foi liderado por Ciências e Saúde (16,2%), Comunicação & Mídia (9,3%) e Manufatura (7%). O setor de Varejo & Bens de Consumo Embalados cresceu 4,2% e o de Tecnologia & Serviços, 3,5%. A receita do segmento de Serviços Bancários, Financeiros e de Seguros teve queda de 1,3%.
Mercados: O crescimento foi liderado pela Europa (11,9%) e Reino Unido (5,4%). A América Latina cresceu 3,9%, Ásia-Pacífico, 3,5% e a região do Oriente Médio e África, 1,3%. A América do Norte registrou crescimento de 0,2%, enquanto a Índia teve queda de 1,9%.
Serviços:
- Consultoria & Serviços de Integração: O Enterprise Agility, como facilitador essencial dos objetivos de transformação do modelo operacional da empresa, garantiu várias conquistas. Em meio à crise atual, esses serviços têm ajudado os clientes a reorientar as cadeias de suprimentos para garantir resiliência e atender às demandas críticas. Outro impulsionador do crescimento foram os projetos em torno das ofertas de Transformação Financeira da TCS.
- Serviços de Transformação Digital: As estruturas MFDM™ e Bringing Life to Things™ continuaram a ganhar interesse e impulsionaram vários projetos de transformação. Os serviços de Engenharia, Nuvem, Cibersegurança e Automação Inteligente lideraram o crescimento durante o trimestre.
- Operações de Negócios Cognitivos: As inovações da TCS em torno de operações de Inteligência Artificial/Machine Learning, crescimento do DevOps e Agile, e a próxima geração de soluções para ambientes de trabalho com experiência multicanal, personalizada e integrada, foram fatores determinantes do crescimento. Outras áreas de crescimento foram as ofertas relacionadas a RH cognitivo, F&A digital e experiência digital do cliente.
Elogios de clientes
- "… Apesar das enormes mudanças no ambiente profissional, o senso de profissionalismo, a dedicação, a determinação, a perseverança e, acima de tudo, a resiliência da TCS, não diminuíram. Tudo o que a TCS tem feito mostra que as atividades e projetos críticos seguem atendendo às expectativas. Ser capaz de seguir o mantra Experience Certainty da TCS é muito difícil durante períodos de paralisação, muito mais quando o mundo está em crise. Graças a seus esforços individuais, a TCS é a única coisa boa nesta nuvem escura. Não posso deixar de me sentir privilegiado, supervisionando uma parceria com as pessoas comprometidas e de alto desempenho da TCS. Mais uma vez, obrigado por tudo..."
- Cliente do setor de Life Sciences
- "Ao atravessar essa situação causada pela COVID, que impacta vidas pessoais e profissionais, vejo uma enorme capacidade de resiliência e perseverança da equipe da TCS em toda a cadeia de apoio, visando garantir a estabilidade nos serviços de TI. Gostaria de reconhecer e agradecer todos os esforços de vários níveis da TCS para prestar serviços integrados de AOMS. Cada solicitação atendida e resolvida, cada alteração implementada e cada projeto entregue estão contribuindo diretamente para valor gerado por nós. Muito obrigado!"
- Cliente do setor de Energia
- "A equipe do TCS prestou um excelente suporte para criar fluxos de trabalho complexos com rapidez, em poucas horas. Isso realmente simboliza o valor de 'Trabalhar em equipe' e 'Garantir qualidade'."
- Cliente do setor de Life Sciences
- "Agradecemos o árduo trabalho da TCS para proporcionar novas formas de trabalho. Um enorme obrigado a todos - nossos clientes não perceberam a mudança. Continuem com esse ótimo trabalho."
– Grande cliente da área de Varejo
- “Gostaria que soubessem que a equipe da TCS foi absolutamente brilhante ao nos ajudar a reagir muito rapidamente diante das mudanças causadas pela Covid-19 na MSD. Eles são simplesmente fantásticos!”
– Cliente da área de Serviços Profissionais
Principais destaques |
|
|
•
• |
Walgreens Boots Alliance, líder global do setor farmacêutico de varejo e atacado, ampliou a parceria estratégica com a TCS por meio de um contrato plurianual. Sob o novo modelo operacional para Serviços Operacionais e TI, a TCS prestará serviços gerenciados usando uma abordagem que combina inteligência artificial, Machine Learning e engenharia avançada de software para elevar a resiliência operacional e a produtividade. Escolhida pela Vaillant, importante fabricante alemã no campo de tecnologias de aquecimento e ventilação, como parceira estratégica de negócios para o programa plurianual de crescimento e transformação que vai garantir digitalização, dados e processos harmonizados em escala e crescimento utilizando novos modelos de negócios centralizados nos clientes. A TCS foi selecionada por sua capacidade global e seu histórico de resultados de transformação de grandes e complexos negócios usando a metodologia Location Independent Agile™.
|
"A WBA está desenvolvendo um modelo operacional de TI escalável, sustentável e unificado globalmente, com foco na transformação digital, na automação da entrega de serviços e na inovação. A parceria estratégica com TCS vai ampliar nossa capacidade de atender rapidamente às crescentes demandas de negócios, apoiar soluções tecnológicas globais em larga escala e promover investimentos em recursos verdadeiramente diferenciados por meio de uma plataforma moderna." Francesco Tinto Vice-presidente sênior e CIO global, WBA
|
- Contratada por um fabricante e fornecedor global de fragrâncias com sede nos Estados Unidos para transformar a infraestrutura de TI, serviços de segurança e experiência do usuário. A TCS prestará serviços de Digital Workplace (DWS) com abordagem Machine First™ desenvolvida pela Ignio e sua incomparável capacidade de entrega de serviços globais a fim de reduzir riscos operacionais e tecnológicos e assegurar maior eficiência, maior capacidade de expansão e maior foco nos clientes. A TCS também prestará serviços gerenciados de segurança, gestão de identidades e gerenciamento de vulnerabilidades.
- Escolhida por uma plataforma de seguros do Reino Unido baseada em blockchain como parceira estratégica para nuvem e infraestrutura, que usará como padrão a TCS Cloud Exponence Platform. A TCS também vai estabelecer uma solução de Gestão de Informações e Eventos de Segurança e um Centro de Operações de Segurança para permitir detecção inteligente de ameaças, maior precisão das previsões e classificação de riscos à cibersegurança para produzir respostas adequadas.
- Contratada por um fabricante global de sistemas de tubulação para conduzir um programa de transformação do ecossistema digital central por meio de um ERP digital que permitirá implantar processos harmonizados e integrados e proporcionar uma experiência superior aos clientes, melhor time-to-market e excelência operacional.
• • |
Selecionada pela Dupont Specialty Products USA, LLC, líder em produtos químicos especiais, para orientar um modelo estratégico de serviços de gestão de aplicações e gerar eficiências por meio do Machine First Delivery Model e alinhamento rápido de Fusões e Aquisições. Escolhida por uma empresa de gestão de investimentos como parceira para integração e modernização de canais digitais e plataformas de dados. A TCS vai configurar um Centro de Excelência de Integração para acelerar a adoção em massa de uma nova plataforma de integração com a finalidade de impulsionar o crescimento dos negócios e atender às expectativas de personalização. A TCS fará o desenvolvimento de canais móveis e Web para proporcionar melhor |
"Aproximadamente 75% da população da Noruega está usando Vipps. No entanto, estamos enfrentando constantemente novos regulamentos, nova concorrência e as crescentes expectativas de nossos clientes. A TCS é uma parceira essencial, e esperamos poder continuar contando com seu apoio. Com investimentos em tecnologia e inovação, seguimos explorando mercados novos e atuais, com o objetivo de proporcionar simplicidade para nossos clientes”. Jan H. Solhøy |
experiência aos clientes. Também vai usar
data lakes na nuvem e a solução DAEzMo™ da TCS para permitir a tomada de decisões de negócios orientada por dados, eliminar silos e gerar insights de negócios em escala com rapidez e confiabilidade.
- Escolhida por uma empresa de serviços financeiros com sede nos Estados Unidos, como parceira para experiência digital e modernização tecnológica corporativa, para transformar a experiência dos usuários e consultores em negócios de gestão de patrimônio, e de ativos e seguros. A TCS também apoiará o cliente na transformação dos sistemas financeiro e s com a implantação de uma aplicação líder de gerenciamento financeiro baseado na nuvem que fornece em tempo real insights de negócios orientados por dados.
- Um grande varejista alemã escolheu a TCS como parceira de Gestão de Desenvolvimento de Aplicações Estratégicas para plataformas de análise e mobilidade, e também estendeu o contrato de parceria estratégica para serviços de infraestrutura, garantindo recursos cognitivos por meio da plataforma Ignio da TCS.
- Uma Autoridade Governamental independente contratou a TCS como fornecedora de Aplicações de Serviços Gerenciados, para realizar a transição das aplicações existentes e funções relacionadas e apoiar as futuras iniciativas de desenvolvimento, aprimoramento e manutenção por um período de sete anos. A TCS deverá assumir o projeto do atual provedor de serviços e iniciar as ações de aprimoramento e desenvolvimento em Bangalore e Delhi/NCR.
- Contratada por uma empresa norte-americana de serviços financeiros e de negócios para liderar o programa de transformação financeira usando um ERP digital para substituir a solução atual em algumas de suas unidades. A TCS também vai assumir a responsabilidade de liderar o Centro de Excelência para permitir automação, inovação e eficiência.
• •
|
Contratada por uma cooperativa financeira com sede no Reino Unido para um programa de transformação de serviços estratégicos, utilizando metodologias e práticas avançadas de Agile e DevOps para proporcionar ganhos substanciais de eficiência. Escolhida por uma importante empresa de confeitaria para transformar os sistemas de planejamento e o ERP em um único sistema de registros, explorando uma solução de última geração baseada na nuvem a fim de ter melhor time-to-market, previsões mais precisas, maior eficiência da cadeia de suprimentos e menor de demanda de capital de giro. Selecionada por uma multinacional farmacêutica dos Estados Unidos para apoiar a separação e a integração subsequente entre as divisões de consumo de duas empresas globais de Life Sciences que estão se unindo em uma joint-venture. O projeto cobrirá várias torres de negócios e tecnologia, incluindo manufatura, cadeia de suprimentos e soluções tecnológicas. |
"Com um complexo portfólio de sistemas de TI para o setor de varejo e mais de 800 localidades na Suécia, procurávamos um parceiro estratégico que nos permitisse transformar nossas aplicações e proporcionar uma melhor experiência para nossos clientes e funcionários. A TCS foi a escolha natural para nossas demandas: a equipe global nos impressionou com seu sólido histórico nos setores de varejo e supermercado, e a estreita parceria entre TCS e SAP nos permitirá explorar o verdadeiro valor da plataforma digital HANA. Estamos ansiosos para colher os benefícios desta parceria." Liselotte Andersson CIO, Coop Sweden |
- Um banco de investimentos norte-americano procurava acelerar a geração de valor para os negócios e iniciou um programa de Transformação Agile em toda a organização. A TCS entrou como parceira para transformar um modelo operacional baseado em projetos em um modelo operacional centrado em produtos.
- Contratada por uma empresa industrial multinacional para ajudar a atender às expectativas dos acionistas por maiores níveis de crescimento e margem até 2020. A iniciativa, no âmbito do CXO, prevê a criação de uma única cadeia de suprimentos global e unificada para explorar a escala e elevar o desempenho operacional e de serviços. Como parte da primeira fase, a TCS desenvolverá um caso de negócios de autofinanciamento para transformar a área de compras a fim de alcançar uma economia substancial de capex com retorno para os investimentos em menos de um ano.
- Escolhida por uma empresa de produtos farmacêuticos com sede no Reino Unido como parceira estratégico para Serviços de Segurança. A TCS vai explorar a metodologia Agile para desenvolver e dar suporte a serviços de gerenciamento de identidades e de acesso em todo o mundo e assim tornar mais ágil a integração de aplicações, otimizar processos e fluxos de trabalho e garantir maior capacidade de expansão, flexibilidade e repetibilidade.
- Selecionada por uma empresa ferroviária da Europa para participar na avaliação e na migração de várias aplicações críticas de negócios para as principais plataformas de nuvem pública. O objetivo é modernizar e migrar as aplicações herdadas por meio de uma abordagem escalonada para atender às demandas de agilidade e resposta rápida às mudanças do mercado digital de consumo.
- Escolhida por uma empresa global de consultoria e pesquisa para transformar os processos de CPQ de serviços e produtos, implementando uma solução de CPQ que deverá ser integrada em todas as plataformas e ferramentas de CRM visando facilitar a experiência do cliente e a aquisição de produtos e serviços complexos e agrupados.
• • • |
Contratada por uma empresa de comércio de alimentos com sede no Japão para transformar as principais funções corporativas usando uma plataforma moderna de ERP digital em todas as unidades de negócios para garantir operações otimizadas e a expansão dos negócios. Selecionada por uma empresa de energia sueca como parceira estratégica para o programa de modernização do sistema de Gestão de Conteúdo Corporativo (ECM), usando um conjunto de ferramentas de produtividade baseado em assinatura.
Escolhida pela Horizon Blue Cross Blue Shield of NJ, |
"Nossa duradoura parceria estratégica com a TCS nos permitiu explorar seu profundo conhecimento contextual no setor de Life Sciences. Isso tem gerado continuamente dividendos para nossos negócios e, mais importante, para a experiência que podemos oferecer aos nossos clientes." Dr Thomas Schweins Vice-presidente sênior e chefe da unidade de ciências da vida, QIAGEN |
como parceira estratégica para prestar serviços de Engenharia de Qualidade e Transformação em todas as funções de negócio e corporativas. Por meio desse contrato, a TCS ajudará a acelerar a transformação digital, possibilitará formas ágeis de trabalhar e elevará a garantia dos negócios usando o Machine First Delivery Model com ignio e plataformas QET, explorando sua profunda experiência no campo da saúde e práticas líderes do setor em Engenharia de Qualidade.
- Selecionada por uma empresa de filtragem com sede nos Estados Unidos como parceira estratégica de IoT para elevar a satisfação dos clientes. A TCS criará uma plataforma IoT conectada para monitorar filtros de ar e realizar manutenção preditiva em uma frota de transporte em tempo real.
- Contratada pela Bpost SA, uma empresa de serviços postais da Bélgica, para aprimorar a experiência dos clientes, tornando-a mais simples e eficiente e permitindo que a jornada de transformação torne a empresa líder em logística de comércio eletrônico.
- O Sainsbury's, um dos maiores supermercados do Reino Unido, estabeleceu uma parceria estratégica com a TCS para criar um modelo operacional expansível que ajudará a integrar várias aquisições e, ao mesmo tempo, gerar novas sinergias. Esse modelo operacional, impulsionado pelo Machine First Delivery Model e pela automação cognitiva por meio do Ignio, facilitará a centralização dos sistemas de registro e a padronização de tecnologias, assegurando operações alinhadas aos negócios em escala e acelerando as mudanças tecnológicas com o objetivo de gerar resultados para os negócios.
- A TCS assinou um contrato de serviços gerenciados para executar operações Procure to Pay globalmente em uma importante empresa global no setor de semicondutores com sede na América do Norte, nas áreas de contas a pagar, habilitação de fornecedores, administração de pedidos e cartões corporativos de pagamento com o objetivo de simplificar operações P2P inteligentes sem toque e conquistas níveis mais elevados de satisfação dos parceiros.
- Escolhida por um líder de mercado na indústria de cimento e materiais de construção da ASEAN para impulsionar a agenda de crescimento e transformação, modernizando e digitalizando serviços compartilhados de Finanças e RH. O objetivo é obter benefícios de Machine First Delivery Model usando Inteligência Artificial/Sistemas de Análise, RPA, Lean Six Sigma, Aceleradores de Plataformas e Soluções como alavancas sob um contrato plurianual, gerando melhorias significativas em eficiência, eficácia, geração de valor para os negócios e experiência do usuário.
•
|
Escolhida como principal parceira do Centro de Excelência em Engenharia de Desempenho por uma multinacional norte-americana no setor de banco de investimentos e serviços financeiros para criar uma Estrutura de Automação Cognitiva e acelerar o gerenciamento do ciclo de vida das aplicações, usando Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning. O programa utiliza soluções cognitivas conduzidas com AI para proporcionar alto desempenho e experiência de usuário ampliável para todas as aplicações nos ciclos de vida Agile de alta velocidade. Contratada por um provedor de serviços ferroviários de passageiros na América do Norte para acelerar sua jornada de transformação digital e gerar insights sobre clientes em escala em várias funções de negócios. A TCS vai viabilizar a modernização do cenário tecnológico do cliente usando as principais ferramentas de inteligência de negócios, análise e visualização de dados para gerar uma visão de 360 graus das operações. A TCS também vai projetar e proporcionar uma experiência omnichannel para clientes por meio de sistemas de quiosques interativos, utilizando metodologias de design centradas no usuário.
|
"Nossa aspiração é construir um banco preparado para o futuro, contando com nosso pessoal e nosso ecossistema de parceiros para gerar valor de longo prazo para nossos clientes. A TCS, como nossa parceira na área de crescimento e transformação, está trabalhando em estreita colaboração conosco para modernizar nosso cenário de TI, promovendo sinergias entre negócios e operações de TI. Nossos investimentos na força de trabalho e na inovação nos ajudarão a realizar nossa ambição de estar na vanguarda da digitalização e dos avanços tecnológicos para que possamos oferecer produtos e soluções inovadores, aprimorar a experiência do cliente e oferecer conhecimento relevante." Christian Bornfeld Diretor de Inovação & Tecnologia (Grupo COO) e membro do conselho, ABN AMRO |
- Selecionada por uma importante empresa global de soluções para força de trabalho para criar uma experiência omnichannel global e uma plataforma de marketing digital a fim de apresentar uma experiência de marca unificada, consistente e personalizada aos clientes.
- Escolhida por um grande provedor de entretenimento da Austrália para proporcionar uma experiência perfeita em todos os canais usando um conjunto integrado de marketing on-line e Web analytics hospedado na nuvem.
- Selecionada por um banco multinacional de investimentos e empresa de serviços financeiros dos Estados Unidos para otimizar os processos de originação de empréstimo residencial e elevar o envolvimento do cliente por meio de uma jornada de transformação digital orientada por análises.
- Escolhida por uma multinacional nos setor de varejo de roupas com sede na Europa para modernizar e migrar o data warehouse legado para nuvem usando uma abordagem Machine First, além da solução e aceleradores TCS DAEzMo, com o objetivo de gerar insights de negócios em escala com rapidez e confiabilidade para diversas funções de negócio, como logística, marketing, cadeia de suprimentos e vendas.
- Selecionada por um grande fornecedor global de serviços biofarmacêuticos com sede nos Estados Unidos como parceira para transformação digital a fim de acelerar as atividades de pesquisa clínica, reduzir o time-to-market e criar um roteiro estratégico para o futuro, utilizando TCS DATOM™ como estrutura de consultoria e avaliação da maturidade dos dados e análises.
- Escolhido por uma multinacional de processamento e embalagem de alimentos para criar uma equipe de DevOps para fornecer soluções e serviços de Analytics para usuários das áreas de Vendas e Marketing em todo o mundo. A TCS usará sua vasta experiência em ferramentas de análise e visualização de dados para fornecer análises de clientes, produtos, vendas e marketing, trabalhando em um modelo Agile e DevOps.
Pesquisa e Inovação
Até 31 de março de 2020, a empresa havia solicitado 5.216 patentes, incluindo 210 requeridas no trimestre. Até o momento, a companhia recebeu 1.341 patentes.
Recursos Humanos
A TCS contratou 24.179 funcionários em base líquida no exercício fiscal de 2020, totalizando 448.464 funcionários em 31 de março de 2020. A força de trabalho é jovem e muito diversificada, compreendendo 144 nacionalidades e com mulheres representando 36,2% da equipe.
A estratégia de desenvolvimento orgânico de talentos da TCS segue gerando excelentes resultados. Os funcionários somaram mais 37,7 milhões de horas acumuladas de treinamento no exercício fiscal de 2020, resultando em mais de 335.000 profissionais treinados em várias novas tecnologias e mais 417.000 treinados em metodologias Agile. A empresa continua sendo a empregadora preferida, com o melhor índice de retenção de talentos do setor. A taxa de rotatividade em serviços de TI (últimos 12 meses) ficou em 12,1%.
“Em meio a essa situação sem precedentes, aumentamos nosso engajamento associado em quatro dimensões - bem-estar pessoal, engajamento no trabalho, aprendizado & desenvolvimento e engajamento social. Os resultados foram excelentes. Apesar do estresse de estarmos isolados, mantivemos um bom ânimo. Temos visto os associados mostrar um forte senso de responsabilidade pelos resultados", afirma Milind Lakkad, chefe global de Recursos Humanos. “Durante grandes crises, surgem grandes oportunidades. Nosso modelo de Locais de Trabalho Seguros fora da Empresa (SBWS), que eleva o agnosticismo da localização a um nível mais elevado, representa o futuro do trabalho e vai melhorar a qualidade de vida dos nossos funcionários. Até 2025, acreditamos que nossos associados passarão apenas 25% do tempo nos escritórios."
Prêmios e Reconhecimentos
Liderança empresarial
- Apontada como #1 em satisfação do cliente no Estudo 2019/2020 da Whitelane Research que levantou os gastos com TI em mais de 1.600 CxOs das principais organizações na Europa. A TCS foi colocada em primeiro lugar pelos clientes pelo sétimo ano consecutivo.
- Classificada como a empresa melhor gerenciada na Ásia no setor de tecnologia, na pesquisa Best Companies de 2020 da FinanceAsia com investidores em toda a região. A TCS também recebeu cinco prêmios no ranking da Índia, incluindo o primeiro lugar em Administração Ambiental e Comprometimento com Causas Sociais.
- Venceu o prêmio de Melhor Estrutura e Sistemas de Gestão de Riscos - Continuidade dos Negócios apresentado por ICICI Lombard e CNBC-TV18, pela robusta estrutura de continuidade de negócios e sistemas implementados em toda a organização.
- Reconhecida pela Brand Finance como a marca de serviços de TI que mais cresce na década e uma das marcas de serviços de TI que mais cresceu em 2019, no relatório 2020 Global 500 apresentado no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça.
- Reconhecida pelo Best Supplier Award - Operações e Projetos de TI 2018- 2019 pela parceria e inovação. O reconhecimento foi feito pela Infineon Technologies AG, líder em soluções de semicondutores.
- Venceu o prêmio Iconic Company of the Decade da CNBC-TV18. Rajesh Gopinathan, CEO e diretor administrativo da TCS, recebeu o prêmio de “Excepcional Líder de Negócios do Ano” na 15ª edição do India Business Leader Awards.
- Recebeu o 2020 CIO 100 Award pela transformação em larga escala baseada na automação Agile e DevOps implementada internamente para elevar a agilidade dos negócios.
- Apontada como uma das Fortune Best Big Companies to Work For™ em 2020 pela força da equipe de administração. Foi listada como empresa que abraça a diversidade como um ativo e ajuda intensamente a identificar os pontos fortes dos funcionários e as oportunidades de crescimento na carreira.
- Listada pelo The Sunday Times como uma das Best Big Companies to Work For 2020 no Reino Unido, pelo excelente compromisso com engajamento no local de trabalho, práticas amigáveis no ambiente de trabalho e investimentos contínuos na geração de talentos locais no país.
- Reconhecida como Global Top Employer pelo quinto ano consecutivo pelo Top Employers Institute pelas excepcionais políticas no local de trabalho, cultura, investimentos contínuos na força de trabalho, aprimoramento de competências digitais avançadas e práticas de contratação local. Além disso, a TCS foi certificada como Number One Top Employer na Europa, regiões MEA e APAC e 11 países: Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, Dinamarca, Alemanha, Hong Kong, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos.
Parcerias
- Premiada como Novo Parceiro do Ano de 2019 pela ivalua.
- A implementação da arquitetura ECP Alpha da TCS recebeu da Cisco o prêmio de Excelência em Arquitetura.
Demonstrações Financeiras IFRS
Declarações consolidadas do lucro abrangente para o ano encerrado em
31 de março de 2019 e 31 de março de 2020
(em milhões de dólares norte-americanos, exceto para dados sobre ações)
|
Ano encerrado em |
Ano encerrado em |
Receita |
20.913 |
22.031 |
Custo da receita |
12.160 |
12.962 |
Margem bruta |
8.753 |
9.069 |
Despesas SGA |
3.406 |
3.655 |
Receita operacional |
5.347 |
5.414 |
Outras receitas (despesas) líquidas |
589 |
519 |
Lucro antes dos impostos |
5.936 |
5.933 |
Impostos sobre lucro |
1.428 |
1.377 |
Lucro descontados os impostos |
4.508 |
4.556 |
Participação minoritária |
14 |
15 |
Lucro líquido |
4.494 |
4.541 |
Ganho por ação em $ |
1,19 |
1,21 |
Declarações consolidadas do lucro abrangente para o período de três meses encerrado em 31 de março de 2019 e 31 de março de 2020
(em milhões de dólares norte-americanos, exceto para dados sobre ações)
|
Período de três meses encerrado em 31 de março de 2019 |
Período de três meses encerrado em 31 de março de 2020 |
Receita |
5.397 |
5.444 |
Custo da receita |
3.144 |
3.158 |
Margem bruta |
2.253 |
2.286 |
Despesas SGA |
899 |
920 |
Receita operacional |
1.354 |
1.366 |
Outras receitas (despesas) líquidas |
165 |
66 |
Lucro antes dos impostos |
1.519 |
1.432 |
Impostos sobre lucro |
362 |
330 |
Lucro descontados os impostos |
1.157 |
1.102 |
Participação minoritária |
3 |
6 |
Lucro líquido |
1.154 |
1.096 |
Ganho por ação em $ |
0,31 |
0,29 |
Declarações consolidadas de posição financeira em
31 de março de 2019 e 31 de março de 2019
(em milhões de dólares norte-americanos)
|
31 de março de 2019 |
31 de março de 2020 |
Ativos |
|
|
Propriedades e equipamentos |
1.685 |
1.583 |
Ativos com direito de uso |
0 |
1.060 |
Ativos intangíveis e goodwill |
581 |
547 |
Contas a receber |
3.969 |
4.057 |
Receitas não faturadas |
1.298 |
1.398 |
Investimentos |
4.243 |
3.494 |
Caixa e equivalentes |
1.045 |
1.146 |
Outros ativos correntes |
2.908 |
1.976 |
Outros ativos não correntes |
1.207 |
1.048 |
Total de ativos |
16.936 |
16.309 |
|
|
|
Capital próprio |
13.243 |
11.433 |
Empréstimos de longo prazo |
6 |
0 |
Empréstimos de curto prazo |
3 |
0 |
Outros passivos correntes |
3.192 |
3.587 |
Outros passivos não correntes |
423 |
1.204 |
Participação minoritária |
69 |
85 |
Total de passivos |
16.936 |
16.309 |
Sobre a Tata Consultancy Services Ltd (TCS)
A Tata Consultancy Services é uma empresa de consultoria de serviços de TI e soluções corporativas que apoia muitas das maiores empresas do mundo em suas jornadas de transformação nos últimos 50 anos. A TCS oferece um portfólio integrado de serviços de TI, Negócios e Tecnologia e Engenharia, liderado por consultores e auxiliado por recursos cognitivos. A entrega é realizada através de seu exclusivo modelo Agile Independente da Localidade, reconhecido como referência de excelência no desenvolvimento de software. Como parte do grupo Tata, o maior conglomerado industrial da Índia, a TCS conta com mais de 448 mil dos consultores mais bem treinados do mundo, em 46 países. A empresa gerou uma receita consolidada de US$ 22 bilhões no exercício fiscal encerrado em 31 de março de 2020 e está listada nas bolsas de valores BSE (antiga Bombay Stock Exchange) e NSE (National Stock Exchange) na Índia. A postura proativa da TCS em relação às mudanças climáticas e o premiado trabalho que realiza com comunidades em todo o mundo garantiram à empresa um lugar nos principais índices de sustentabilidade, como o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), o Índice Global de Sustentabilidade MSCI e o FTSE4Good Emerging Index. Para mais informações, visite www.tcs.com.
Siga as notícias da TCS no Twitter usando @TCS_News.
Informações para imprensa:
Sing Comunicação de Resultados