Em sua terceira edição, o evento promove debates sobre os desafios do Brasil e as tendências da indústria de gestão de patrimônio, à luz da sucessão familiar e de mudanças tributárias
Crédito: Vinícius Cavalcanti/Estúdio Lava/Bloomberg Línea
Na última segunda-feira, 7 de outubro, o Hotel Rosewood, em São Paulo, foi o palco da terceira edição do Bloomberg Línea Summit, que contou com a participação de cerca de 300 executivos C-level de diversos setores. O evento discutiu perspectivas para a economia e os negócios em 2025, explorando o cenário macro, a evolução da indústria de gestão de patrimônio e as oportunidades crescentes na bilionária indústria do bem-estar no Brasil.
Crédito: Vinícius Cavalcanti/Estúdio Lava/Bloomberg Línea
Desafios fiscais e perspectivas econômicas
O primeiro painel, moderado pelo editor da Bloomberg Línea, Filipe Serrano, abordou os desafios fiscais e monetários e as perspectivas para o Brasil em 2025.
Para os especialistas que participaram do painel, a expectativa é que a Selic, a taxa básica de juros do Brasil, permaneça em níveis elevados por um período prolongado, ao menos no médio prazo. Leonardo Porto, economista-chefe para o Brasil do Citi, enfatizou os fatores que tornam improvável uma redução significativa da taxa, como o risco fiscal mais elevado do que em momentos do passado recente, sugerindo que uma Selic de dois dígitos se tornará uma realidade comum. Os demais participantes, Cassiana Fernandez, head de pesquisa econômica para a América Latina do J.P. Morgan, e David Beker, head de economia para o Brasil do Bank of America, também analisam as implicações dessa situação para o crescimento econômico e a política monetária e ressaltaram que há muitos desafios que o Brasil enfrenta para equilibrar inflação e crescimento sustentável.
Beker também expressou preocupação com as recentes ações da China, que lançou um pacote de estímulos para reanimar a economia, o que pode afetar as projeções de inflação. "Hoje, estou um pouco mais preocupado, pois os estímulos estão em curso e os preços das commodities não devem cair significativamente além do que já observamos", afirmou.
Crédito: Vinícius Cavalcanti/Estúdio Lava/Bloomberg Línea
Mudanças na legislação tributária e gestão de patrimônio
No segundo painel, moderado pelo editor-chefe da Bloomberg Línea para o Brasil, Marcelo Sakate, a sucessão familiar e a gestão de patrimônio foram o tema central.
Os painelistas Luciana Guaspari de Orleans e Bragança, Head de Wealth Planning do Private Banking do Santander Brasil, Yuri Freitas, Head de Wealth Planning para o Brasil do UBS Global Wealth Management, e Natália Destro, Head de Wealth Planning para o Brasil da Julius Baer, discutiram sobre as recentes mudanças na legislação tributária no Brasil, como a Lei 14.754/2023. Eles ressaltaram que a lei trouxe impactos significativos para investidores com estruturas no exterior, como offshores e trusts. A nova legislação estabelece a tributação anual de lucros de entidades controladas no exterior, mesmo que os recursos não retornem ao Brasil, e oferece regulamentação mais clara para os trusts, utilizados no planejamento sucessório.
"O tema fiscal é bastante extenso. Nos últimos 12 meses, temos observado mudanças significativas que não eram vistas nos últimos dez anos. A mensagem que temos passado aos nossos clientes é que, independentemente das regras fiscais vigentes, a decisão de uma família sobre quais ativos vão compor seu patrimônio – seja financeiro, societário, imobiliário ou de agronegócio – deve atender às suas necessidades específicas", ressaltou Guaspari.
Crédito: Vinícius Cavalcanti/Estúdio Lava/Bloomberg Línea
Indústria do bem-estar: o futuro em debate
Para encerrar o evento, um painel focado na indústria do bem-estar foi moderado por Juliana Estigarríbia, repórter da Bloomberg Línea, e contou com a participação de Julia Michelin, diretora de operações da Bio Ritmo, Dra. Marcela Caselato, diretora médica da Novo Nordisk, e José Arthur Lorenzetti, diretor executivo de saúde para o Brasil da Danone.
Segundo os especialistas, estilos de vida saudável e ecossistemas de saúde integrados representam são importantes não só para os brasileiros como representam oportunidades de negócios. Eles citaram dados sobre a relevância de atividades físicas, como a musculação, e de hábitos de alimentação saudável como fatores essenciais que contribuem para a longevidade da população. "A Danone observa o mercado brasileiro com um foco no consumidor, analisando suas necessidades nutricionais para garantir um ciclo de vida saudável. Temos conduzido pesquisas para entender melhor as necessidades de cada pessoa, pois cada um possui objetivos diferentes", afirmou Lorenzetti.
A moderadora também destacou a crescente utilização da inteligência artificial (IA) e das redes sociais na disseminação de informações sobre saúde. "No mundo da saúde, o Dr. Google sempre foi muito utilizado, mas precisamos trabalhar com a IA como uma parceira que complementa nosso trabalho. Porém encorajamos sempre nossos pacientes a buscarem assistência de profissionais de saúde qualificados", recomendou a Dra. Caselato.
As edições anteriores do Bloomberg Línea Summit contaram com mais de 700 participantes convidados de cerca de 300 empresas de diversos setores. Neste ano, o evento contou com o apoio de importantes nomes do mercado, como Mastercard, Le Cercle, The Glenlivet, Nasdaq, JBS e Sicredi.
Sobre Bloomberg Línea
Lançada em 2021 como uma parceria entre a Bloomberg Media e a Falic Media, a Bloomberg Línea é uma marca multiplataforma de notícias de negócios que atende à audiência da América Latina e do Caribe. Com o conteúdo produzido por equipes próprias locais e também de mais de 2.700 jornalistas e analistas da Bloomberg News presentes em 120 países, a Bloomberg Línea oferece produtos digitais em espanhol e português para o público de finanças e negócios na região. A marca se destaca por seu conteúdo global da Bloomberg News, traduzido e combinado com reportagens locais e originais de mais de 50 colaboradores. Com alcance abrangente entre formadores de opinião, executivos, investidores e empreendedores, a Bloomberg Línea atinge 550 mil assinantes digitais, atrai mais de 5 milhões de visitantes mensais e alcança 30 milhões de pessoas em três idiomas e 20 países. Disponível em diversas plataformas, incluindo desktop, celular, eventos e mídias sociais, a Bloomberg Línea oferece uma cobertura abrangente de empresas, pessoas, eventos e ideias que estão moldando os mercados em toda a América Latina.
Acesse também:
Site oficial: https://www.bloomberglinea.com.br/
Facebook: Bloomberg Línea Brasil
YouTube: Bloomberg Línea Brasil
Informações para a imprensa:
Sing Comunicação de Resultados
bloomberglinea@singcomunica.com.br
10/10/2024