Dados inéditos da pesquisa The State of Enterprise AI and Modern Data Architecture englobam mercado brasileiro e foram apresentados durante o EVOLVE24
A Cloudera, única plataforma verdadeiramente híbrida para dados, analytics e IA, apresenta dados inéditos sobre a situação atual da infraestrutura de nuvem e da adoção da inteligência artificial por parte das empresas brasileiras, por meio da pesquisa The State of Enterprise AI and Modern Data Architecture. Essa é uma adição especial à pesquisa original realizada com foco no mercado brasileiro, e traz perspectivas amplas sobre o momento e desafios do mercado nacional. Os dados foram apresentados por Rubia Coimbra, GVP América Latina da Cloudera, durante o EVOLVE 24, conferência anual da empresa sobre dados e IA promovida em outubro.
A pesquisa contou com a participação de mais de 100 empresas brasileiras e entrevistas com mais de mil diretores de TI, C-leves e vice-presidentes. Ela considera como temas: os desafios da adoção da IA corporativa; o atual momento da IA corporativa; e o estado atual da infraestrutura de dados das empresas que, por si só, determina muito sobre o futuro da IA.
Começando pela infraestrutura de dados, percebeu-se que a popularidade das nuvens híbridas continua a crescer, com seus principais benefícios sendo a segurança dos dados (80%), a flexibilidade (67%) e o custo por eficiência (57%).
“A nuvem híbrida é a resposta para diversas questões levantadas pelas empresas, pois ela une as forças dos outros modelos de nuvem, garantindo integridade e segurança a dados que podem ser sensíveis. Quando falamos sobre a infraestrutura das empresas, poucas coisas são tão importantes quanto seus dados, que, no final, ditam os rumos de diversos processos, ações e decisões dentro das organizações”, comenta Rubia.
Um dos aspectos de mais destaque da pesquisa foi o estado atual da adoção de IA por parte das empresas. Sobre os modelos adotados, 75% dos entrevistados estão adotando a IA generativa, 46% o aprendizado supervisionado e 44% o deep learning (ou aprendizado profundo). Apesar disso, ainda há muitas barreiras na adoção de IA.
“As empresas estão ansiosas por adotar IAs em suas rotinas e solucionar problemas antigos, porém a tecnologia ainda tem muito espaço para crescer e se desenvolver. Vimos apenas um fragmento do que ela pode nos proporcionar e ainda vemos barreiras à sua adoção, porque essa é uma realidade em construção, para empresas e para o mercado”, afirma a executiva.
60% dos entrevistados afirmam que adotar IA ainda é muito caro, 60% deles também apontam que a falta de profissionais capacitados é um problema e, por fim, 40% indicaram que enfrentam desafios com relação a segurança e compliance.
“Compreendendo onde há demandas por melhora, por parte das próprias empresas, é possível passar a fechar as lacunas que se tornam barreiras para uma adoção mais rápida e completa da IA em todas as suas funções. Para nós, ser um parceiro das organizações nesse momento é crucial, pois podemos continuar direcionando esforços e investimentos em tornar as infraestruturas de nuvem e de IA as mais completas e eficientes possíveis”, explica a executiva.
A pesquisa completa pode ser acessada aqui.
Sobre a Cloudera
A Cloudera é a única plataforma híbrida verdadeira para dados, análises e IA, e capacita empresas globais a transformar dados de todos os tipos, em qualquer nuvem pública ou privada, em insights valiosos e confiáveis. Nosso data lakehouse aberto oferece gerenciamento de dados escalável e seguro com análises portáteis nativas da nuvem, permitindo que os clientes tragam modelos de GenAI para seus dados, mantendo a privacidade e garantindo implantações de IA responsáveis e confiáveis. As maiores marcas do mundo em serviços financeiros, seguros, mídia, manufatura e governo confiam na Cloudera para usar seus dados para resolver o impossível - hoje e no futuro.
Site: https://www.cloudera.com/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/cloudera/
Twitter: https://twitter.com/cloudera
Facebook: https://www.facebook.com/cloudera/
Cloudera e marcas associadas são marcas comerciais ou marcas registradas da Cloudera, Inc. Todos os outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.
Informações para a imprensa:
Sing Comunicação de Resultados
22/10/2024