Por Lylian Brandão*
A reputação de uma empresa é um ativo intangível, mas de extrema importância no mundo contemporâneo dos negócios. Em um cenário onde a transparência e a ética são cada vez mais valorizadas, os monitores de reputação corporativa emergem como ferramentas cruciais para a tomada de decisão, pois fornecem insights valiosos sobre como a marca corporativa é percebida em seus ecossistemas.
Por meio da análise multistakeholder avaliando diversos fatores, entre os quais a qualidade dos produtos e serviços, a responsabilidade social, a governança e a relação com os clientes, as organizações podem identificar seus pontos fortes e fracos, oportunidades de melhoria e riscos potenciais.
Essas informações embasam decisões estratégicas, como em ações de relacionamento com os públicos de interesse, a definição de ações de impacto na comunidade, campanhas e até na gestão de crises, para que as companhias ajam de forma proativa. Assim, fortalecem sua imagem, criam confiança e garantem sustentabilidade no longo prazo.
Construída ao longo do tempo, a reputação empresarial é um diferencial competitivo poderoso, pois uma boa imagem atrai clientes, fortalece a identidade e garante resultado positivo consistente.
Mas cuidado! Em um mundo amplamente conectado, qualquer deslize pode manchar esse reconhecimento, levando à perda de clientes e de representatividade. Por isso, é preciso investir na construção e manutenção de uma reputação positiva para se destacar nos segmentos de atuação.
Diante disso, pesquisas de monitoramento reputacional têm função primordial. Ao fornecerem dados quantitativos e qualitativos, elas permitem às companhias entender como são percebidas pelos diferentes públicos e a formular planejamentos mais direcionados e eficazes.
Outro grande benefício desses estudos é a confiabilidade que proporcionam. Empresas reconhecidas são mais valorizadas. Isso pode resultar em benefícios, como a atração de investidores, a retenção de talentos e a fidelização de clientes, além de facilitar parcerias e colaborações.
Os levantamentos reputacionais ainda auxiliam no poder decisório. Com subsídios concretos em mãos, as organizações podem identificar áreas que necessitam de melhorias e desenvolver planos de ação baseados em dados. Por exemplo, se um acompanhamento mostrar uma percepção negativa sobre responsabilidade social, pode sinalizar a necessidade de implementação de iniciativas mais robustas nessa área e reforços em comunicação.
Instituições especializadas nestes tipos de sondagens são vitais para a coleta e análise de dados. Elas utilizam metodologias rigorosas para garantir a precisão e a relevância das informações, além da possibilidade de as empresas serem avaliadas de forma comparativa com outras instituições e setores de melhor reputação, possibilitando um benchmark entre elas. Também ajudam a disseminar os resultados, promovendo um ambiente de transparência e visibilidade.
Portanto, mais que um termômetro da percepção pública, as pesquisas de reputação são um espelho estratégico que reflete a verdadeira essência de um setor ou negócio. Organizações que compreendem esse valor e as utilizam como bússola para decisões mais assertivas, garantem vantagem competitiva, relevância e credibilidade sustentáveis.
*Lylian Brandão é CEO da Merco no Brasil.
Sobre a Merco
A Merco é uma empresa de pesquisa e monitoramento reputacional, que avalia reputação corporativa desde o ano 2000. Reconhecido como o primeiro monitor auditado do mundo, realiza no Brasil atualmente quatro monitores: Reputação Corporativa; Líderes Empresariais; Responsabilidade ESG e o Ranking Merco Talento.
Baseando-se em uma metodologia multistakeholder, composta por seis avaliações e 28 fontes de informação, a Merco está presente em 19 países, fornecendo uma variedade de estudos especializados, cada um adaptado às necessidades únicas de seus clientes.
Site: https://www.merco.info/br/
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Sing Comunicação de Resultados
17/02/2025